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CUIDADOS DE ENFERMAGEM À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE SUBMETIDOS A TRANSPLANTE DE CÉLULAS-TRONCO HEMATOPOIÉTICAS

Autores: Jane Cristina Anders, Luciana Martins da Rosa, Ana Izabel Jatobá de Souza
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  • Introdução

Os avanços científicos e tecnológicos conquistados nas últimas décadas, em todas as esferas do conhecimento humano, têm trazido contribuições relevantes para a área da saúde, com a implementação de novos recursos e técnicas de tratamento, assim como consequente prolongamento da vida, por meio de procedimentos cada vez mais sofisticados. Nesse contexto, inclui-se a modalidade terapêutica do transplante de medula óssea, mais propriamente chamado de transplante de células-tronco hematopoiéticas (TCTHtransplante de células-tronco hematopoiéticas).

Embora apresente alto potencial curativo, o TCTHtransplante de células-tronco hematopoiéticas possui riscos elevados e altas taxas de morbidade e mortalidade.1 Esse procedimento consiste na substituição de uma medula óssea comprometida por doenças hematológicas benignas e malignas, autoimunes, tumores sólidos, entre outras patologias, por células normais, com o objetivo de reconstituí-la, para que haja novamente a produção de células sanguíneas normais. Considerado um dos avanços mais importantes do século XX, nas últimas décadas o TCTHtransplante de células-tronco hematopoiéticas vem sendo utilizado de maneira crescente para o tratamento de doenças malignas e não malignas, seja em adultos seja em crianças e adolescentes.2

O envolvimento e o preparo da equipe de enfermagem que atua no cuidado à criança e ao adolescente submetidos a TCTHtransplante de células-tronco hematopoiéticas são fundamentais para o sucesso do tratamento – tanto no ambiente hospitalar como no domiciliar. As intervenções de enfermagem objetivam:

 

  • considerar a criança e o adolescente como seres em crescimento e desenvolvimento;
  • reconhecer as necessidades da criança, do adolescente e dos familiares durante o TCTHtransplante de células-tronco hematopoiéticas;
  • apoiar a família, oferecendo suporte técnico e emocional;
  • reconhecer os aspectos específicos da doença e do tratamento.
  • Objetivos

Ao final da leitura deste artigo, espera-se que o leitor seja capaz de:

 

  • conceituar o TCTHtransplante de células-tronco hematopoiéticas e caracterizar os tipos de transplantes de células-tronco;
  • identificar as complicações do processo que envolve o TCTHtransplante de células-tronco hematopoiéticas;
  • reconhecer a importância da enfermagem no processo de cuidar no âmbito do TCTHtransplante de células-tronco hematopoiéticas;
  • identificar as principais demandas de cuidado da criança e do adolescente, bem como as necessidades de aprendizagem da família para cuidar do filho durante o processo de TCTHtransplante de células-tronco hematopoiéticas;
  • promover ações de cuidado para a criança, o adolescente e a família que vivenciam o TCTHtransplante de células-tronco hematopoiéticas.
  • Esquema conceitual
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