Objetivos
Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de
- realizar uma avaliação criteriosa do idoso com cardiopatia, enfatizando os principais aspectos a serem observados;
- identificar os principais diagnósticos de enfermagem evidenciados em idosos cardiopatas;
- contribuir na elaboração de prescrição de cuidados que visem à prevenção de possíveis complicações que acometem os idosos com cardiopatias.
Esquema conceitual
Introdução
A pirâmide demográfica tem demonstrado uma mudança mundial em sua estrutura, estimando-se um aumento prospectivo até 2050 entre os idosos acima de 65 anos. Consequentemente, ocorre aumento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), sendo que a idade já é um fator de risco para seu surgimento.
As doenças cardiovasculares são as mais prevalentes nos idosos, gerando não só os distúrbios que a própria doença causa, mas também uma série de outros problemas de saúde associados ao envelhecimento em si.
A enfermagem conta com instrumentos que irão proporcionar um cuidado diferenciado na saúde do idoso com cardiopatia, contribuindo para a qualidade de vida e a promoção da saúde com intervenções resolutivas, demonstrando a importância da aquisição de conhecimentos relacionados a idosos com tais afecções, além do manejo de ferramentas para agir sobre os diagnósticos de enfermagem identificados.