- Introdução
A apropriação do conhecimento sobre a atenção primária à saúde (APS) e atenção domiciliar (ADatenção domiciliar) e a reflexão sobre a atuação do enfermeiro no dimensionamento em enfermagem contribui sobremaneira para qualificar a assistência à saúde da população. O Sistema Único de Saúde (SUSSistema Único de Saúde) investe na transformação da prática em saúde com políticas públicas, programas e incentivos, com o intuito de atender as novas necessidades de saúde.
A atuação do enfermeiro na APS pressupõe o domínio das ferramentas, tecnologias e métodos para dimensionar a equipe de enfermagem, com enfoque quantitativo para garantir a qualidade e a segurança do exercício profissional, de acordo com bases legais.
No caso da ADatenção domiciliar, o cenário da atuação da equipe multiprofissional é o domicílio. O enfermeiro atua de forma específica e valoriza o trabalho interdisciplinar em equipe, com a possibilidade de ampliar a atuação profissional, agregando as atividades administrativas às práticas da assistência direta ao usuário, primando pelo cuidado integral, contribuindo para o fortalecimento do SUSSistema Único de Saúde e propiciando um novo modelo de atenção à saúde.
- Objetivos
Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de
- explicar o dimensionamento de pessoal de enfermagem na APS abrangendo a ADatenção domiciliar;
- identificar as modalidades de ADatenção domiciliar;
- reconhecer a necessidade do dimensionamento para o quadro de profissionais de enfermagem como um dos elementos para uma assistência segura.
- Esquema conceitual