- Introdução
A rede de atenção às urgências e emergências — criada pelo Ministério da Saúde por meio da Política Nacional de Atenção às Urgências (PnauPolítica Nacional de Atenção às Urgências) — tem como finalidade articular e integrar todos os componentes de saúde para ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral para os usuários em situação de urgência e emergência nos serviços de saúde, de forma ágil e oportuna. Um dos componentes dessa rede é a atenção primária à saúde (APS), que tem entre as suas responsabilidades atender às urgências por demanda espontânea até que ocorra a transferência ou o encaminhamento responsável para outros pontos de atenção, sempre que necessário.
Neste capítulo, serão apresentados os aspectos relevantes da rede de atenção às urgências (RAURede de Atenção às Urgências), com destaque para a APS. Assim, serão abordadas as diretrizes da RAURede de Atenção às Urgências, a atuação dessa rede e sua articulação com a APS, a forma como a APS participa da RAURede de Atenção às Urgências no atendimento a pacientes agudos e as estratégias/recursos da APS na assistência às situações de urgência, como o acolhimento com classificação de risco (ACCRacolhimento com classificação de risco). É fundamental que o enfermeiro saiba como se articula a APS com os demais pontos de atenção da rede de urgências e qual é seu papel no atendimento às urgências e emergências na APS, contribuindo para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUSSistema Único de Saúde).
- Objetivos
Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de
- descrever a constituição da RAURede de Atenção às Urgências;
- explicar a atuação e a articulação da RAURede de Atenção às Urgências e da APS;
- reconhecer como a APS participa da RAURede de Atenção às Urgências no atendimento de pacientes agudos e crônicos;
- revisar as estratégias/recursos da APS no atendimento de situações de urgência e emergência;
- avaliar o papel do enfermeiro no ACCRacolhimento com classificação de risco;
- adotar algumas medidas para minimizar os entraves que a APS enfrenta para exercer seu papel na RAURede de Atenção às Urgências.
- Esquema conceitual