Entrar

ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS EM PRECAUÇÕES PARA EVITAR A TRANSMISSÃO DE MICRORGANISMOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Autores: Rosely Moralez de Figueiredo, Maria Clara Padoveze, Isis Pienta Batista Dias Passos, Luize Fábrega Juskevicius
epub-BR-PROENF-APS-C8V3_Artigo2
  • Introdução

Preconizada em âmbito internacional, a adoção de precauções padrão (PPprecauções padrão) e de precauções específicas (PEprecauções específicas) é um fator determinante para prevenir as infecções relacionadas à assistência à saúde (Irasinfecções relacionadas à assistência à saúde) tanto nos indivíduos assistidos quanto nos profissionais.

Contudo, diversas barreiras são encontradas na realidade da atenção primária a saúde (APS) para a implementação efetiva de PPprecauções padrão e PEprecauções específicas, como a baixa percepção de risco por parte de profissionais de assistência à saúde (PASprofissionais de assistência à saúde), a fragilidade do conhecimento dos PASprofissionais de assistência à saúde e dos usuários acerca do tema, a falta de treinamento e educação permanente da equipe assistencial e a limitação de infraestrutura. No entanto, melhorias podem ocorrer nesse sentido, por meio de educação da equipe e envolvimento dos usuários, além de ajustes na infraestrutura das unidades. Os principais desafios a serem vencidos são identificar as lacunas de conhecimento, compreender as dificuldades envolvidas na prática dos PASprofissionais de assistência à saúde e elaborar intervenções para melhorar a adesão às práticas recomendadas.

O presente capítulo aborda aspectos de educação em saúde e de utilização de estratégias inovadoras (webquests [WQwebquestss], estudos de caso e protocolos para comunicação efetiva) para sensibilização e treinamento dos PASprofissionais de assistência à saúde e para envolvimento dos usuários em seus cuidados de saúde no que diz respeito à adesão às PPprecauções padrão e PEprecauções específicas. As intervenções educativas aqui apresentadas mostraram-se efetivas e encontram-se disponíveis para serem usadas em ampla escala por parte dos profissionais de enfermagem da APS.

  • Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

 

  • listar os componentes essenciais da prevenção de Irasinfecções relacionadas à assistência à saúde na APS;
  • identificar as barreiras à implementação das PPprecauções padrãos e PEprecauções específicass na APS;
  • reconhecer os aspectos que envolvem a educação em saúde referente a precauções para transmissão de doenças;
  • identificar estratégias inovadoras para a sensibilização e o treinamento dos PASprofissionais de assistência à saúde e para o fomento do envolvimento dos usuários em seus cuidados de saúde no que diz respeito à adesão a PPprecauções padrãos e PEprecauções específicass.
  • Esquema conceitual
×
Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login