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EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE MEDIADA POR TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Autores: Natália Del Angelo Aredes, Rosângela Andrade Aukar de Camargo, Luciana Mara Monti Fonseca, Letícia Lopes Dorneles
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Introdução

As expectativas de avanços para qualificação do cuidado de enfermagem na saúde da criança implicam, entre outras ações, o aprimoramento das competências do profissional de enfermagem por meio da educação permanente em saúde (EPSeducação permanente em saúde). Isso significa reconhecer as necessidades de aprendizagem do profissional para que estratégias educativas possam ser planejadas e implementadas a partir da identificação de problemas durante o processo de trabalho da unidade de saúde.

Para tanto, promover, por meio do diálogo, reflexões coletivas da equipe de enfermagem sobre a realidade vivenciada e propiciar o aprofundamento do conhecimento podem estabelecer mudanças significativas no sentido do trabalho, com ações mais conscientes e cientificamente fundamentadas. Nesse desafio pedagógico, considerado complexo e processual, e que não se limita a ações pontuais, encontram-se as tecnologias educacionais para mediar e potencializar a aprendizagem dos profissionais de enfermagem.

As tecnologias educacionais, reconhecidas como recursos didáticos, em especial os de caráter computacional, atualmente têm sido ferramentas cada vez mais utilizadas para apoio do processo de ensino e aprendizagem. Além disso, em ritmo crescente, vêm sendo pensadas para potencializar a educação em saúde e a formação permanente dos profissionais atuantes na área.

As primeiras ferramentas de suporte ao ensino e à aprendizagem produzidas com materiais estruturalmente simples, como lápis, lousa (ou quadro negro), giz e papel, evoluíram para marcadores apagáveis em lousa branca e materiais coloridos e mais atrativos, agregando melhor funcionalidade. Contudo, é na era da informação que são vistas grandes transformações do uso de tecnologias educacionais, que, após o modismo do retroprojetor e do projetor de slides e a popularização do computador de uso pessoal e derivados, transformaram sobremaneira o processo de ensino e aprendizagem.

As estratégias de ensino e os recursos didáticos são decisivos para instigar o pensamento. Observa-se que as novas tecnologias da comunicação/informação e o uso educacional das tecnologias digitais impulsionam as transformações nas mais diversas áreas do conhecimento, causando significativo impacto no processo de ensino e aprendizagem. Cada vez mais recursos didáticos sobre o uso do computador são desenvolvidos para serem incluídos aos programas de ensino e aprendizagem, que podem ser adaptados às diferentes necessidades dos usuários.1,2

É notório que as tecnologias têm a capacidade de ampliar as possibilidades de aprender, visto que os novos recursos aplicados ao ensino (internet, robótica e realidade virtual, entre outros) auxiliam a aprendizagem, por permitirem maior flexibilidade, criatividade, dinamicidade, interação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem. Isso promove participação ativa do aluno na construção do conhecimento.3

O ato de apropriar-se das tecnologias da educação para fomentar os processos de ensino e aprendizagem deve se expandir para além da formação de estudantes, atingindo os níveis da EPSeducação permanente em saúde e da educação em saúde propriamente dita. A democratização da informação e a construção do conhecimento perpassam todos os níveis e ocorrem na interação do homem com seus pares e com o mundo,4 mediadas por símbolos, como postulou Vygotsky,5 e por ferramentas.

Este capítulo discorrerá sobre o conceito, a classificação e exemplos de uso das diversas tecnologias educacionais na área da saúde, preocupando-se em apresentar as possibilidades disponíveis gratuitamente e discutir seu impacto e sua relevância no contexto das políticas nacionais de saúde da criança6 e da EPSeducação permanente em saúde.7 Alguns recursos serão disponibilizados por meio de QR Codes. Para alguns aparelhos, pode ser necessário baixar um aplicativo por meio do Google Play (android) ou da App Store (iOS) para o acesso ao conteúdo do QR Code.

Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

 

  • discutir a EPSeducação permanente em saúde da criança como uma potencialidade para redução da morbidade e da mortalidade infantil e para alinhamento com as políticas nacionais;
  • descrever a classificação das tecnologias educacionais para fortalecimento da EPSeducação permanente em saúde;
  • explicar as possibilidades de criação e busca por ferramentas existentes norteadas pelos objetivos de aprendizagem que se estabelecem no plano educacional no serviço de saúde;
  • identificar possibilidades de acesso e uso de ferramentas disponíveis gratuitamente e em ambiente on-line;
  • analisar desafios e potencialidades das tecnologias educacionais digitais para aplicação na EPSeducação permanente em saúde.

 

Esquema conceitual

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