Entrar

ESTABILIZADORES DE HUMOR NÃO LÍTIO — ANTICONVULSIVANTES E ANTIPSICÓTICOS DE SEGUNDA GERAÇÃO

Autores: Ricardo Alberto Moreno, Diego Freitas Tavares, Doris Hupfeld Moreno
epub-BR-PROPSIQ-C8V4_Artigo1
  • Introdução

O transtorno bipolar (TBtranstorno bipolar) é uma doença comum e incapacitante que apresenta morbidade e mortalidade significativas. Caracteriza-se clinicamente por apresentar episódios recorrentes de depressão, mania/hipomania ao longo da vida.

As características do TB transtorno bipolar fazem necessária uma intervenção médica incisiva nos episódios agudos e, principalmente, no tratamento de prevenção de recorrências. Dessa forma, os chamados medicamentos estabilizadores de humor (EHestabilizadores de humor), que, por sua eficácia na prevenção de depressão, mania/hipomania e com o racional de que haveria uma ação no processo subjacente da doença em si, e não exclusivamente na redução de sintomas da fase aguda de depressão, mania/hipomania, constituem a ferramenta fundamental no planejamento terapêutico do paciente bipolar.

Apesar da inconsistência do termo EHestabilizadores de humor, eles podem ser divididos em: lítio, anticonvulsivantes com eficácia de EHestabilizadores de humor, antipsicóticos atípicos, ou de segunda geração, com afinidade por receptores de dopamina tipo D2 e serotonina 5HT2, além daqueles com efeito agonista parcial em D2/D3, com eficácia de EHestabilizadores de humor. Neste artigo, serão apresentadas e discutidas as propriedades farmacológicas, a indicação clínica e os cuidados no uso dos anticonvulsivantes (carbamazepina [CBZcarbamazepina], valproato [VPTvalproato] ou divalproato de sódio, oxcarbazepina [OXCoxcarbazepina] e lamotrigina [LMTlamotrigina]) e dos antipsicóticos atípicos com propriedades de EHestabilizadores de humor.

  • Objetivos

Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de

 

  • reconhecer os mecanismos de ação propostos dos anticonvulsivantes e antipsicóticos de segunda geração (ASGantipsicótico de segunda geraçãos) com propriedades de EHestabilizadores de humor;
  • compreender as propriedades farmacológicas (farmacocinéticas e farmacodinâmicas) dos anticonvulsivantes e dos ASGantipsicótico de segunda geraçãos com propriedades de EHestabilizadores de humor;
  • indicar os anticonvulsivantes e os ASGantipsicótico de segunda geraçãos com propriedades de EHestabilizadores de humor para o tratamento agudo dos episódios de mania/hipomania e/ou depressão e de manutenção (profilaxia) no TB transtorno bipolar tipos I e II, de acordo com as diretrizes atuais de tratamento.
  • Esquema conceitual
×
Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login