Entrar

ESTRATÉGIAS NUTRICIONAIS PARA PACIENTES COM DOENÇAS AUTOIMUNES

Autor: Bianca Depieri Balmant
epub-BR-PRONUTRI-C12V1_Artigo

Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

 

  • descrever conceitos relacionados às doenças autoimunes (DAs);
  • distinguir fatores de risco para o desenvolvimento de DAs, principalmente os relacionados à nutrição;
  • relacionar os principais mecanismos implicados na relação entre nutrição, dieta e DAs;
  • identificar estratégias nutricionais para modulação do sistema imunológico em DAs, baseadas em evidências científicas.

Esquema conceitual

Introdução

As DAs são caracterizadas por respostas imunes desreguladas que resultam em inflamação tecidual excessiva e descontrolada. Múltiplos fatores, incluindo variação genética e estímulos ambientais, contribuem para essa inflamação.

Evidências atuais sugerem que estado nutricional e saúde metabólica podem desempenhar papel no risco, na fisiopatologia e no manejo de DAs. Além disso, a adesão aos padrões alimentares de estilo ocidental ou mediterrâneo, bem como a ingestão de macronutrientes específicos (carboidratos, proteínas, ácidos graxos), micronutrientes (vitamina D, selênio, sódio, entre outros) e fatores dietéticos não nutritivos (alimentos contaminantes e perfis do microbioma intestinal) podem modular o desenvolvimento de DAs e complicações relacionadas a elas.

Intervenções nutricionais podem representar uma abordagem eficaz para minimizar o risco e apoiar o manejo de DAs. Neste capítulo, serão discutidas as ligações entre fatores nutricionais e DAs, destacando estratégias nutricionais como uma abordagem terapêutica adjuvante para neutralizar a disfunção imune observada nessas condições.

×
Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login