- Introdução
O uso do suporte de oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO, do inglês extracorporeal membrane oxygenation), após estudos e avanços tecnológicos, vem proporcionando resultados positivos, e é considerada, hoje, como estratégia terapêutica em diversas situações, como doenças cardíacas e pulmonares, síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRAsíndrome do desconforto respiratório agudo), pré e pós-transplantes cardíacos e pulmonares, entre outras. Dependendo do objetivo, a ECMO pode ser feita de forma venoarterial (VAvenoarterial), venovenosa (VVvenovenosa) ou apenas como suporte para remoção de gás carbônico (CO2).
Com o objetivo de otimizar as trocas gasosas e minimizar possíveis lesões pulmonares, vários estudos têm apontado o suporte ECMO como estratégia terapêutica; no entanto, os parâmetros ventilatórios no paciente com esse suporte ainda não possuem consenso definido, e podem divergir em alguns centros.
Estudos recentes apontam como estratégia ideal a ventilação ultraprotetora, ou seja, volume corrente (VCvolume corrente) < 4mL/kg/min, variação de pressão (∆Pvariação de pressão) < 15cmH2O, pressão de platô (Pplatôpressão de platô) < 20cmH2O, pressão positiva ao final da expiração (PEEPpressão positiva ao final da expiração) ideal e menor fração inspirada de oxigênio (FiO2), minimizando potencialmente as lesões causadas pela injúria pulmonar decorrentes da ventilação mecânica (VMventilação mecânica), proporcionando melhores resultados e desfechos ao paciente.
Neste artigo, serão apresentadas modalidades e estratégias ventilatórias e de desmame durante o suporte ECMO com base nas atuais evidências, otimizando a assistência e os cuidados intensivos do paciente crítico, principalmente nos casos de SDRAsíndrome do desconforto respiratório agudo.
- Objetivos
Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de:
- identificar os tipos de suporte ECMO;
- reconhecer as estratégias ventilatórias durante a ECMO;
- reconhecer a ventilação com estratégia (ultra)protetora durante a ECMO;
- conduzir o desmame ventilatório na ECMO (VVvenovenosa) em pacientes com SDRAsíndrome do desconforto respiratório agudo.
- Esquema conceitual