Entrar

EXAME DE EXPIRAÇÃO FORÇADA COMO MÉTODO DE AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO PULMONAR NA POPULAÇÃO PEDIÁTRICA

Autores: Rafaela Coelho Minsky, Janaina Cristina Scalco, Francieli Camila Mucha
epub-BR-PROFISIO-PED-C9V2_Artigo2
  • Introdução

As provas de função pulmonar têm como principal objetivo a compreensão da fisiologia respiratória, bem como o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento pulmonar. Esses resultados podem estar envolvidos em estudos epidemiológicos e de investigação clínica, bem como são indicados para avaliação, controle e tratamento de indivíduos com doenças respiratórias durante toda a vida.1,2

LEMBRAR

Entre os testes de função pulmonar, há a medida de oxigenação arterial, a análise dos volumes pulmonares, o transporte de gases e ventilação e a espirometria. Esta última tem sido um método de escolha amplamente utilizado para diagnosticar doenças respiratórias, quantificar a gravidade, avaliar o prognóstico e auxiliar no manejo de doenças crônicas.3,4

Isso se justifica pela espirometria ser de fácil utilização, com bons resultados e baixo custo.5 A sua indicação contempla a evolução e avaliação de tratamento de pacientes e o acompanhamento clínico de adultos e crianças.6 Durante a infância, o distúrbio mais frequente de função pulmonar é de natureza obstrutiva.5

Por isso, a mensuração dos fluxos e volumes pulmonares, por meio da espirometria, é essencial e relevante para os pacientes dessa faixa etária.5,7 No entanto, por ser um exame de esforço dependente, o avaliador deve estar atento à colaboração da criança, uma vez que, quanto maior o seu entendimento e a sua colaboração, mais fidedignos são os resultados.2,5

Esse exame de expiração forçada auxilia na prevenção, permite o diagnóstico e quantifica os distúrbios ventilatórios, por isso a sua indicação está relacionada com um ou mais dos seguintes objetivos: diagnóstico funcional, quantificação funcional, diferenciação funcional, risco funcional e prognóstico funcional de pacientes com doenças crônicas.2,8,9

  • Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

 

  • descrever a importância e as indicações da espirometria na pediatria;
  • discernir entre técnicas de expiração forçada utilizadas nas diferentes faixas etárias pediátricas;
  • identificar as principais barreiras e os fatores que influenciam a realização do exame de expiração forçada em lactentes, pré-escolares e escolares;
  • reconhecer as estratégias que podem ser utilizadas como facilitadores para realização da espirometria em pré-escolares e escolares.
  • Esquema conceitual
×
Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login