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FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA PEDIÁTRICA NA DESOBSTRUÇÃO DE VIAS AÉREAS SUPERIORES

Autor: Ana Paula Coelho de Sousa Araujo
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  • Introdução

A obstrução nasal é um sintoma comum em crianças com quadros de infecções de vias aéreas superiores (IVASinfecções de vias aéreas superiores), os quais se apresentam com tosse, rinorreia, edema da mucosa nasal, roncos durante a respiração e até mesmo respiração bucal, que podem agravar e causar dispneia e outros problemas respiratórios.

Uma alternativa terapêutica indicada consiste na fisioterapia respiratória aplicada à desobstrução de vias aéreas superiores (VASvias aéreas superiores), sendo a desobstrução rinofaríngea retrógrada (DRRdesobstrução rinofaríngea retrógrada) associada à instilação com solução salina de cloreto de sódio a 0,9% geralmente a conduta de primeira escolha. Essa técnica é realizada de forma passiva em crianças menores de 3 anos de idade e ativa a partir dessa faixa etária.

Outras técnicas auxiliam na desobstrução de VASvias aéreas superiores, como a instilação nasal com soro fisiológico a 0,9%, a glossopulsão retrógrada (GPRglossopulsão retrógrada) e a aspiração de VASvias aéreas superiores. Uma criteriosa avaliação funcional do trato respiratório superior deve ser realizada previamente, para que seja aplicado o recurso que promova a melhor resposta terapêutica. Lactentes e crianças se beneficiam dessas abordagens. As técnicas de fisioterapia respiratória aplicadas em VASvias aéreas superiores serão abordadas neste capítulo de forma que possam ser executadas de maneira segura e correta para os infantes.

  • Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

 

  • compreender as condutas de fisioterapia respiratória aplicadas em VASvias aéreas superiores, como instilação de soro fisiológico a 0,9%, DRRdesobstrução rinofaríngea retrógrada, GPRglossopulsão retrógrada e aspiração das VASvias aéreas superiores — naso e orofaríngea;
  • conhecer as indicações das técnicas de fisioterapia respiratória aplicadas às VASvias aéreas superiores.
  • Esquema conceitual
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