- Introdução
O choque é uma condição em que o sistema circulatório é incapaz de oferecer oxigênio suficiente à demanda dos tecidos, gerando disfunção celular.1 O uso de fármacos vasoativos costuma ser necessário em estados de choque, tendo em vista que a infusão de fluidos de maneira isolada muitas vezes não é suficiente para estabilização do paciente.2
A correção da perfusão tecidual é feita pela otimização de três parâmetros primordiais: fluxo, pressão e oxigenação. A otimização do fluxo e da pressão é feita inicialmente pela infusão de fluidos.3 Quando essa infusão é insuficiente para adequação dos parâmetros hemodinâmicos, inicia-se a administração de fármacos vasoativos que podem ter propriedades vasopressoras, inotrópicas ou vasodilatadoras.
A escolha do fármaco vasoativo é feita de acordo com a variável hemodinâmica a ser corrigida. Dessa forma, os vasopressores são usados quando há necessidade de aumento da pressão de perfusão. Os inotrópicos podem ser usados com a finalidade de aumento do débito cardíaco quando esse débito não for suficiente à demanda metabólica tecidual, pelo aumento da contratilidade cardíaca.
Os vasodilatadores, por sua vez, podem auxiliar a perfusão periférica nos casos de choque hipodinâmico, com baixo fluxo, por facilitarem o trabalho ventricular ao reduzirem a pós-carga. Esses medicamentos agem ao modificar os principais determinantes do débito cardíaco: pré-carga, contratilidade e pós-carga.
A dose utilizada deve ser titulada conforme a resposta individual de cada pessoa. Devem ser evitadas doses acima da necessidade do paciente, visto que a oferta supranormal de oxigênio se associa a pior desfecho. Portanto, a cada alteração do tratamento, o paciente deve ser reavaliado, verificando se a intervenção teve o efeito desejado.
- Objetivos
Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de
- identificar os principais fármacos vasoativos;
- descrever os mecanismos de ação dos fármacos vasoativos;
- avaliar os riscos e os benefícios dos fármacos vasoativos;
- reconhecer as principais indicações e contraindicações dos fármacos vasoativos.
- Esquema conceitual