Entrar

FRATURAS NA COLUNA VERTEBRAL EM CÃES E GATOS

Autor: Renato Moran Ramos
epub-BR-PROMEVET-PA-C5V1_Artigo2
  • Introdução

Quando as forças que atuam sobre um segmento da coluna vertebral superam os limites fisiológicos, tem-se a ocorrência das fraturas vertebrais (FVfratura vertebrals). Na medicina veterinária, o trauma à coluna vertebral é um dos problemas neurológicos mais comuns em animais domésticos, apesar de sua incidência real não ser bem documentada. As FVfratura vertebrals podem envolver qualquer porção da vértebra e, dependendo das estruturas acometidas, pode haver desalinhamento e instabilidade da coluna vertebral.

Como as vértebras envolvem e protegem parte do sistema nervoso central, a maioria das FVfratura vertebrals causa injúrias ao tecido neural, caracterizando o trauma medular agudo e levando à manifestação clínica do quadro. Pode acometer as funções motoras, sensoriais e autonômicas, desencadeando déficits neurológicos com diferentes apresentações clínicas, a depender da localização da lesão e do grau de comprometimento medular. Além disso, a presença de hematomas, o deslocamento vertebral e fragmentos ósseos no interior do canal vertebral causam compressão contínua na medula espinhal, afetando diretamente a perfusão medular, uma vez que limitam o suprimento arterial e ocluem a drenagem venosa.1

Nos casos de FVfratura vertebrals, o realinhamento, a descompressão das estruturas neurais e a estabilização vertebral são imperativos.

Por ser uma das principais causas do trauma medular na rotina clínico-cirúrgica de pequenos animais, a compreensão das FVfratura vertebrals é imprescindível para a correta abordagem do paciente, visando a minimizar os danos neurológicos e a restabelecer precocemente a integridade musculoesquelética.

  • Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

 

  • estabelecer a conduta adequada no atendimento de um paciente com FVfratura vertebral;
  • reconhecer as ferramentas diagnósticas disponíveis e as indicações de cada uma;
  • descrever a biomecânica das FVfratura vertebrals;
  • listar os componentes que devem ser avaliados para classificar a estabilidade de uma FVfratura vertebral;
  • identificar quando optar por um tratamento conservativo ou cirúrgico;
  • indicar os métodos cirúrgicos de estabilização das FVfratura vertebrals.

 

  • Esquema conceitual
×
Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login