Entrar

Esse conteúdo é exclusivo para assinantes do programa.

Gestão de clínicas na área de fisioterapia em traumatologia e ortopedia

Alessandra Moraes de Morais Ottoni

epub-PROFISIO-TRAU-C7V2_Artigo3

Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

  • reconhecer a visão sistêmica da elaboração e execução estratégica;
  • identificar como funciona na prática a operação de uma empresa desde a sua parte burocrática de abertura, passando pelo funcionamento, pelo modelo de gestão até a sua sucessão;
  • descrever como o método gerencial ajuda a planejar e a padronizar a organização, diminuindo anomalias e aumentando a produtividade, para garantir o atingimento de metas;
  • inferir que a melhoria contínua é um esforço ininterrupto para melhorar produtos, processos ou serviços, reduzindo o desperdício, aumentando a qualidade e gerando uma vantagem competitiva para as organizações.

Esquema conceitual

Introdução

A natureza é sábia e, enquanto as pessoas estão enriquecendo as suas vidas com conhecimento, não se preocupam com a respiração, com a circulação sanguínea, com a digestão, etc., o corpo humano funciona sozinho, e com garantia de qualidade, e deixa para a mente a preocupação em fazê-lo crescer como ser humano por meio do aprendizado.

Com as organizações deveria acontecer da mesma forma que se passa com o corpo humano, ou seja, as pessoas deveriam construir organizações que funcionassem automaticamente, deixando para a administração a responsabilidade de fazê-las crescer, agregando conhecimento ao sistema organizacional. Essa construção de organizações que funcionam sozinhas equivale ao administrador promover o gerenciamento da rotina do trabalho do dia a dia.

A primeira prioridade de qualquer gestor deveria ser “estabilizar os seus processos”. No entanto, todos querem melhorar os resultados, pois são cobrados por isso e prestam pouca atenção à rotina. A consequência é que nunca atingirão os resultados de excelência que poderiam atingir, pois a operação errática não o permite. A administração e os técnicos da organização, quando a rotina não é boa, acabam por consumir grande parte de seu tempo preocupados com problemas ruins, que não deveriam existir com um bom gerenciamento de rotina.

A organização é um sistema que deve se adaptar continuamente aos outros sistemas que também mudam em torno de si. O governo emite novas leis e regulamentos, novas tecnologias são desenvolvidas, novos materiais aparecem, o mercado se torna mais exigente, etc. A organização que fica parada morre. Deve-se ver o movimento de melhorias de forma adaptativa (quando apenas reage às mudanças em sua volta) ou agressiva (quando ela mesma provoca essas mudanças e se antecipa). Os gestores devem estar o tempo todo preparando a sua organização para que ela seja capaz de fazer esses movimentos de melhorias necessárias à sua sobrevivência.

São vários os caminhos para se desenhar e projetar uma organização visando a responder à estratégia. A arte está na união da estratégia organizacional em sua ordem implícita para orientar os seus fluxos na direção certa.