Objetivos
Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de
- descrever os princípios contemporâneos de programas de intervenção precoce;
- elencar os princípios utilizados na elaboração do Goals, Activity and Motor Enrichment (GAME);
- organizar um programa de intervenção precoce considerando os ingredientes ativos do GAME;
- identificar os critérios de elegibilidade para participar de um programa de intervenção precoce como o GAME;
- pontuar o nível de evidência sobre o uso do GAME em bebês com alto risco ou diagnóstico de paralisia cerebral (PC).
Esquema conceitual
Introdução
Programa de intervenção precoce indicado para bebês com diagnóstico e/ou alto risco de PC, o GAME envolve uma terapia baseada na atividade e orientada aos objetivos da família, incorporando estratégias de enriquecimento ambiental e educação dos pais.1,2 Desenvolvido pelas pesquisadoras Catherine Morgan, Iona Novak, Russell C. Dale, Andrea Guzzetta e Nadia Badawi, o protocolo foi publicado em 2014.1–3
O GAME se baseia em princípios e conceitos de teorias contemporâneas de aprendizagem motora e abordagem centrada na família.1–3 Deve ser realizado no domicílio da criança, de forma individualizada, de acordo com sua capacidade motora e com a rotina e a preferência da família.1–2