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GOALS, ACTIVITY AND MOTOR ENRICHMENT (GAME): INTERVENÇÃO PRECOCE EM BEBÊS COM DIAGNÓSTICO OU ALTO RISCO DE PARALISIA CEREBRAL

Autores: Ana Cristina Resende Camargos, Agnes Flórida Santos da Cunha, Tatiane Schlichting, Adriana Neves dos Santos
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Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

 

  • descrever os princípios contemporâneos de programas de intervenção precoce;
  • elencar os princípios utilizados na elaboração do Goals, Activity and Motor Enrichment (GAME);
  • organizar um programa de intervenção precoce considerando os ingredientes ativos do GAME;
  • identificar os critérios de elegibilidade para participar de um programa de intervenção precoce como o GAME;
  • pontuar o nível de evidência sobre o uso do GAME em bebês com alto risco ou diagnóstico de paralisia cerebral (PC).

Esquema conceitual

Introdução

Programa de intervenção precoce indicado para bebês com diagnóstico e/ou alto risco de PC, o GAME envolve uma terapia baseada na atividade e orientada aos objetivos da família, incorporando estratégias de enriquecimento ambiental e educação dos pais.1,2 Desenvolvido pelas pesquisadoras Catherine Morgan, Iona Novak, Russell C. Dale, Andrea Guzzetta e Nadia Badawi, o protocolo foi publicado em 2014.1–3

O GAME se baseia em princípios e conceitos de teorias contemporâneas de aprendizagem motora e abordagem centrada na família.1–3 Deve ser realizado no domicílio da criança, de forma individualizada, de acordo com sua capacidade motora e com a rotina e a preferência da família.1–2

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