- Introdução
Com o aumento crescente do número de idosos no Brasil, as doenças degenerativas também tendem a crescer. Entre elas, estão as doenças do aparelho cardiovascular, responsáveis pelas principais causas de mortalidade da população. As arritmias cardíacas estão entre as doenças responsáveis pelo maior número de internações na população de idosos, e suas complicações são potencialmente fatais. As taquicardias atriais constituem as arritmias mais encontradas nos idosos.
Este artigo tem por objetivo apresentar uma revisão atualizada sobre as principais características das arritmias atriais, os sinais e sintomas, os avanços tecnológicos no tratamento e as principais intervenções de enfermagem.
Deve-se salientar que muitos idosos são levados para as unidades de emergência com sintomas vigentes e grande probabilidade de complicações oriundas das arritmias. O enfermeiro deve estar preparado para atender o idoso o mais rapidamente possível, prestando uma assistência de qualidade e, assim, diminuir a mortalidade e a morbidade das arritmias atriais.
- Objetivos
Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de
- reconhecer as principais características das taquicardias atriais;
- reconhecer a importância da identificação correta das taquicardias atriais;
- identificar as principais ações de enfermagem na assistência aos idosos com taquicardias atriais na unidade de emergência;
- planejar a assistência de enfermagem ao idoso com taquicardias atriais de forma sistematizada e individualizada.
- Esquema conceitual