- Introdução
As estruturas anterolaterais do joelho têm sido cada vez mais estudadas. Sabe-se atualmente que o ligamento anterolateral (LALligamento anterolateral), por exemplo, é um dos responsáveis pelo controle da estabilidade rotatória anterolateral. No entanto, muita controvérsia ainda existe sobre parâmetros anatômicos, biomecânicos, indicações de reconstruções e resultados clínicos dessa estrutura.
A lesão do ligamento cruzado anterior (LCAligamento cruzado anterior) é uma das mais comuns entre as lesões ortopédicas, principalmente nos praticantes de atividades esportivas. Apesar de grandes avanços nas técnicas de reconstrução do LCAligamento cruzado anterior nas últimas décadas, muitos pacientes continuam a ter instabilidade rotatória residual pós-operatória.
Recentemente, diversos autores descreveram características anatômicas, histológicas, biomecânicas e radiológicas do LALligamento anterolateral do joelho. Estudos biomecânicos mostraram sua importância na estabilidade rotacional anterolateral do joelho, e sua reconstrução tem mostrado bons resultados clínicos iniciais.
- Objetivos
Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de:
- identificar a instabilidade anterolateral do joelho;
- identificar aspectos importantes da anatomia e biomecânica do LALligamento anterolateral do joelho;
- reconhecer o LALligamento anterolateral em exames de imagem, tanto em seu aspecto normal como em suas anormalidades;
- relacionar as indicações cirúrgicas, as principais técnicas e os resultados clínicos da reconstrução do LALligamento anterolateral.
- Esquema conceitual