- Introdução
A promoção e a manutenção de um estilo de vida fisicamente ativo são prioridades para a Organização Mundial da Saúde (OMSOrganização Mundial da Saúde). O esporte é um aliado poderoso para a promoção e a manutenção de níveis suficientes de atividade física mundo afora. Atualmente, a promoção da prática esportiva é um esforço global que deve ser visto como um investimento no presente e no futuro.
Apesar de proporcionar inúmeros benefícios para a saúde, a prática esportiva envolve um risco inerente de lesões neuromusculoesqueléticas.1 Esse risco não deve ser negligenciado, uma vez que essas lesões impactam negativamente a saúde individual, o desempenho esportivo e também afetam a sociedade, gerando custos para os sistemas de saúde públicos e privados.2
Felizmente, é possível prevenir lesões decorrentes do esporte. O primeiro passo é conhecê-las. Este capítulo trata de conceitos, métodos e indicadores básicos para o monitoramento sistemático de lesões decorrentes da prática esportiva.
O conhecimento proporcionado pelo monitoramento é fundamental para a prevenção e o controle das lesões no esporte, seja recreacional ou de elite, individual ou coletivo.
- Objetivos
Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de
- identificar os modelos de prevenção de lesões no esporte;
- reconhecer os benefícios e as limitações das diferentes definições de lesão no esporte;
- elaborar uma definição operacional de lesão e um sistema de classificação de lesões para o seu contexto de trabalho;
- organizar um fluxo sistemático de atividades necessárias para monitorar lesões no seu contexto de trabalho;
- identificar as medidas básicas de ocorrência e severidade das lesões, sua interpretação e aplicabilidade.
- Esquema conceitual