- Introdução
Neste artigo será discutido o uso de células-tronco e terapias relacionadas no tratamento da osteoartrose do joelho. Tendo em vista que a osteoartrose do joelho é uma doença muito prevalente na população, de caráter progressivo e com uma correlação direta com o processo de envelhecimento, as terapêuticas que possam retardar, impedir ou reverter o processo de evolução dessa doença são muito atraentes.
Nos últimos anos, houve crescente estudo sobre células-tronco e terapia regenerativa nas diversas áreas da Medicina. Na Ortopedia, o estudo de células-tronco e de células-tronco mesenquimais também é bastante frequente. Para se ter ideia, o trabalho de Arnold Caplan, que descreve as células-tronco mesenquimais, publicado em 1991 no Journal of Orthopedic Research, está entre os 10 artigos mais citados da literatura ortopédica.1
No texto a seguir, será apresentado o estado atual da utilização de células-tronco no tratamento da artrose do joelho. Outras 2 terapias biológicas serão mencionadas rapidamente: plasma rico em plaquetas (PRPplasma rico em plaquetas) e soro condicionado autólogo.
- Objetivos
Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de:
- explicar, em linhas gerais, as aplicações das células-tronco na osteoartrose do joelho e lesões relacionadas;
- discutir o estado atual da pesquisa clínica no uso de células-tronco no tratamento da artrose;
- reconhecer as possibilidades que o tratamento com células-tronco pode futuramente agregar no tratamento da osteoartrose do joelho.
- Esquema conceitual