- Introdução
O diagnóstico por imagem é uma especialidade crescente na Medicina Veterinária, composta por diferentes técnicas, as quais proporcionam, em forma de imagem, auxílio na conduta clínico-diagnóstica do paciente. O conhecimento das diferentes aplicabilidades e técnicas, bem como de suas principais limitações, deve ser de domínio do médico veterinário.
As modalidades de diagnóstico por imagem disponíveis na Medicina Veterinária são:
- radiologia computadorizada;
- radiologia digital;
- fluoroscopia;
- ultrassonografia;
- ultrassonografia com Doppler;
- tomografia computadorizada;
- ressonância magnética.
Apesar das diferentes técnicas disponíveis em muitas situações, o exame radiográfico é considerado como técnica de triagem. É, então, a primeira escolha como método diagnóstico por imagem. Tal fato é bem consolidado, principalmente em se tratando de doenças do esqueleto apendicular.
A introdução da radiologia computadorizada e digital promoveu uma melhora considerável na qualidade da imagem, obviamente fazendo a sistemática de leitura do exame ainda mais minuciosa. A qualidade da imagem proporcionada na definição das diferentes porções ósseas e ainda nos tecidos moles adjacentes permitiu aumentar a sensibilidade do exame, sendo o contraposto a visibilização de características anatômicas mais apuradas.1,2
Com a melhor resolução e qualidade de imagem, deve-se conhecer bem a anatomia radiográfica, reconhecer o que se pode determinar como “achados radiográficos” sem grande importância clínica, e isso se dá com a leitura, estudos e observação radiográfica de diferentes casos, assimilando assim as bases para uma ótima interpretação.
- Objetivos
Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de
- identificar as características do exame radiográfico do esqueleto apendicular de cães e gatos;
- listar as formas de posicionamento e os cuidados na realização do exame radiográfico;
- identificar algumas características da anatomia radiográfica óssea e algumas peculiaridades anatômicas;
- descrever os fundamentos da interpretação em algumas doenças do sistema apendicular, nos quais se utiliza a radiologia como abordagem diagnóstica primária.
- Esquema conceitual