Objetivos
Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de
- identificar corretamente as substâncias capazes de oferecer riscos químicos nos ambientes de trabalho;
- caracterizar os fatores físico-químicos dos diversos tipos de substâncias;
- reconhecer as características físico-químicas que podem afetar os níveis e as formas de exposição dos trabalhadores a riscos químicos;
- descrever as ferramentas disponíveis para a avaliação qualitativa;
- determinar a possibilidade de exposição significativa aos agentes químicos a partir da estimativa de suas concentrações.
Esquema conceitual
Introdução
É fundamental ter a clareza conceitual de perigo e fonte de riso para que sejam reconhecidos os riscos químicos. O risco determina a probabilidade da manifestação do efeito adverso do agente. Esse conceito quantitativo, em higiene e toxicologia, depende da dose a que o indivíduo está exposto. Incialmente, deve-se caracterizar muito bem o agente químico em questão, inclusive com o seu número Chemical Abstracts Service (CAS) caso esse exista.
Na abordagem qualitativa para avaliação do risco, observam-se os seguintes aspectos relacionados ao agente:
- as características físico-químicas;
- as formas de manuseio;
- o tempo e a frequência do manuseio;
- as proteções existentes;
- as características do ambiente de trabalho.
O conhecimento da química básica, junto com uma boa observação das tarefas e dos ambientes de trabalho, também são fatores importantes para que se realize a avaliação inicial. O profissional deve ter as informações elementares para o reconhecimento de riscos químicos nos ambientes de trabalho.
Para que o médico do trabalho alcance seu objetivo, é imprescindível o conhecimento sobre os conceitos básicos de química, as circunstâncias da exposição aos agentes químicos nos ambientes de trabalho e a toxicologia e higiene do trabalho. A partir desses temas, o capítulo apresenta vários exemplos práticos que darão aos profissionais as informações fundamentais sobre reconhecimento de riscos químicos nos ambientes de trabalho.