Entrar

RESSECÇÃO ENDOSCÓPICA DO CÂNCER GÁSTRICO PRECOCE

Autores: César Augusto da Fonseca Lima Amorim, Cláudia Cozendey Parada
epub-BR-PROACI-C15V1_Artigo4
  • Introdução

O adenocarcinoma gástrico é o tipo histológico mais frequente de câncer de estômago, que representa a quinta mais incidente entre todas as neoplasias malignas1 (exceto câncer de pele não melanoma) e a terceira causa de morte2 nesse grupo de doenças no mundo. Logo, torna-se fundamental a busca por seu diagnóstico precoce, possibilitando maior chance de cura e de sobrevida (estimada em 90% em 5 anos no câncer precoce).3

LEMBRAR

Dos pacientes com câncer gástrico precoce, mais de 80% são assintomáticos, e o restante apresenta sintomas dispépticos inespecíficos ou anorexia. Assim, a endoscopia digestiva alta (EDAendoscopia digestiva alta) tem papel fundamental no diagnóstico.

O câncer gástrico precoce é definido pelo limite de invasão tumoral confinada às camadas mucosa e submucosa, sem considerar a presença ou não de metástase/acometimento linfonodal regional. A ressecção cirúrgica tem sido considerada a terapia convencional curativa do câncer precoce. No entanto, em casos selecionados (baixo risco de linfonodos metastáticos), a ressecção endoscópica é amplamente aceita, uma vez que é menos invasiva, com menor custo e morbidade periprocedimento, apresentando taxas de cura e sobrevida semelhantes à cirurgia quando bem indicada.3

O principal objetivo do tratamento endoscópico é ressecar o câncer precoce que não apresente acometimento linfonodal, invasão vascular ou linfática, podendo-se estabelecer critérios de cura na análise histopatológica da lesão completamente ressecada em bloco único. As principais técnicas endoscópicas aceitas incluem a mucosectomia e a dissecção submucosa, esta última permitindo ressecção em bloco da lesão muitas vezes independentemente do seu tamanho e de sua localização.

  • Objetivos

Ao final da leitura desse artigo, o leitor será capaz de

 

  • descrever o aspecto endoscópico do câncer do estômago e as formas para melhorar a sua detecção;
  • identificar as indicações de tratamento endoscópico do câncer gástrico precoce;
  • descrever as técnicas de ressecção do câncer gástrico precoce (mucosectomia e dissecção da submucosa), suas potenciais complicações e resultados.

 

  • Esquema conceitual
×
Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login