Entrar

REVERSORES EM ANESTESIA

Autores: Manoel Cláudio Azevedo Patrocínio, Rute Maria Araújo Cavalcante
epub-BR-PROANESTESIA-C2V2_Artigo1

  • Introdução

O despertar seguro da anestesia requer que o paciente esteja completamente recuperado dos efeitos das medicações utilizadas no período intraoperatório. É necessário que o anestesiologista conheça a fisiologia e a farmacologia para que possa fazer uma escolha criteriosa de quais fármacos utilizar para a aplicação de uma anestesia segura. Dentro desse contexto, conhecer bem as medicações necessárias para a reversão dos anestésicos utilizados é fundamental.

Os reversores em anestesia são fármacos muito utilizados na prática clínica. Conhecer suas indicações torna-se uma necessidade imperiosa a todos que lidam em salas de cirurgia. Os bloqueadores neuromusculares (BNMbloqueador neuromusculars) adespolarizantes promovem um antagonismo competitivo pelos receptores nicotínicos na membrana pós-sináptica.

A neostigmina atua aumentando a quantidade de acetilcolina livre na fenda para competir com as moléculas de BNMbloqueador neuromusculars que ainda estão na biofase. Para sua utilização, é necessário que o bloqueio já esteja parcialmente recuperado. A atropina atua bloqueando os receptores muscarínicos, deixando livres os receptores nicotínicos para ação dos anticolinesterásicos e potencializando o efeito do neurotransmissor acetilcolina na fenda sináptica.

O sugamadex age por meio de ligação e encapsulação das moléculas de rocurônio e vecurônio, podendo ser utilizado em qualquer momento após a infusão do BNMbloqueador neuromuscular, e a sua dose varia conforme a profundidade do bloqueio no momento da reversão.

O flumazenil é um antagonista competitivo, usado em situações de doses excessivas de qualquer benzodiazepínico em sedação ou anestesia, promovendo rápido despertar.

Os antagonistas de receptores opioides são competitivos, usados no contexto clínico de doses excessivas de qualquer opioide, e revertem a depressão respiratória, bem como podem ser utilizados em doses mais baixas para tratar pruridos, náuseas e vômitos refratários aos tratamentos clínicos sintomáticos.

  • Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

 

  • descrever o mecanismo de ação dos fármacos reversores dos BNMbloqueador neuromusculars, benzodiazepínicos e opioides;
  • identificar as indicações de uso clínico dos fármacos reversores;
  • interpretar a posologia de uso dos reversores em anestesia;
  • distinguir os efeitos adversos dos reversores e saber manejar tais efeitos;
  • saber quando não usar os reversores (para evitar efeitos adversos ou pela não necessidade).

 

  • Esquema conceitual

 

×
Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login