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SÍNDROME DE BURNOUT

Autores: Francisco Bruno, Cristian Tedesco Tonial, Pedro Celiny Ramos Garcia
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  • Introdução

A palavra inglesa burnout pode ser traduzida como esgotamento, perda de energia, “queimar para fora”. Freudenberg, em 1974, introduziu a palavra na área da saúde para se referir a um estresse ocupacional que acomete profissionais envolvidos em qualquer tipo de cuidado em uma relação de atenção direta, contínua e altamente emocional.

A síndrome de burnout (SBsíndrome de burnout) não tem uma definição unânime, mas consensual. Maslach e Jackson definiram burnout como o cansaço físico e emocional que leva a uma perda de motivação para o trabalho, a qual pode evoluir até o aparecimento de sentimentos de inadequação e de fracasso. Essa parece ser a melhor definição da síndrome. As profissões mais vulneráveis são as que envolvem serviços de saúde e educação.1,2

A síndrome provoca desilusão e isolamento nos trabalhadores. Trata-se de um transtorno adaptativo crônico associado à confrontação inadequada das demandas psicológicas do trabalho, que compromete a qualidade de vida e diminui sua capacidade assistencial. Aparece naqueles profissionais que mantêm ajuda constante e direta a outras pessoas e produz, a médio prazo, desmotivação e cansaço psicológico.

A SBsíndrome de burnout é uma doença citada na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde 10 (CID-10) na parte de risco ocupacional para profissões que envolvem cuidados com saúde, educação e serviços humanos. O código é Z73.0 — sensação de extremo cansaço (esgotamento profissional).3

Relacionada ao trabalho, fica fácil de entender a ocorrência da SBsíndrome de burnout na área da terapia intensiva, na qual existe uma dinâmica intensa no cuidado do paciente grave, convívio com o sofrimento das pessoas, no sentimento de impotência, na carga horária excessiva, no cansaço e nos dilemas éticos.4,5

A prevenção é o item mais importante na SBsíndrome de burnout. Os gestores devem monitorar os profissionais de saúde para favorecer o seu reconhecimento precoce. O tratamento é realizado por meio de estratégias de enfrentamento ou de ações para lidar com os problemas.

  • Objetivos

Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de:

 

  • identificar os principais sinais e sintomas sugestivos de SBsíndrome de burnout nos pacientes internados nas unidades de terapia intensiva pediátrica (UTIPunidade de terapia intensiva pediátricas);
  • estabelecer o diagnóstico SBsíndrome de burnout;
  • descrever os principais fatores de risco para a adequada prevenção da SBsíndrome de burnout;
  • propor e implementar o tratamento da SBsíndrome de burnout.
  • Esquema conceitual
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