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TEORIAS E ARTICULAÇÃO COM OS DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM, RESULTADOS SENSÍVEIS À ENFERMAGEM E INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM

Autores: Marcos Antônio Gomes Brandão , Cândida Caniçali Primo
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Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

  • reconhecer as características das articulações das teorias com o processo de enfermagem e com diagnósticos, resultados e intervenções;
  • identificar os principais elementos das teorias que se articulam a diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem;
  • reconhecer os potenciais dos sistemas de classificação da enfermagem para a geração e o desenvolvimento de teorias de enfermagem;
  • listar recursos analíticos facilitadores da aplicação das teorias de médio alcance para finalidades preditivas e prescritivas.

Esquema conceitual

Introdução

Há uma trajetória de alinhamento entre as teorias, os diagnósticos, os resultados e as intervenções de enfermagem. Embora seja possível imaginar as teorias de enfermagem como construções abstratas, e diagnósticos, resultados e intervenções como elementos mais concretos ligados ao campo empírico, isso é apenas parte da verdade. Teorias, assim como diagnósticos, resultados e intervenções, são constituídas por conceitos e termos, sendo que, muitas vezes, a relação entre eles é claramente estabelecida.

A conexão das teorias com diagnósticos de enfermagem foi marcante nos Estados Unidos da América. Nesse país, nos anos de 1970, o desenvolvimento de teorias tornou-se uma meta para a enfermagem. Para alguns acadêmicos, a ênfase deveria se dirigir a desenvolver alguns conceitos centrais das teorias e obter indutivamente da prática conteúdo conceitual que conduziria à produção de um sistema de classificação de diagnósticos de enfermagem.1

Embora teorias e elementos das linguagens padronizadas da profissão tenham caminhado juntos, especialmente na origem dos sistemas de classificação da prática profissional, não se pode defender que exista uma correlação perfeita entre as concepções atuais para diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem nos sistemas de classificação com todas as teorias de enfermagem.

Em razão disso, é vital que o enfermeiro conheça os principais aspectos que produzem a articulação entre as teorias e os elementos dos sistemas de classificação profissional para alcançar um nível de compreensão.

Recentemente, têm sido verificadas algumas evidências de avanço na aproximação das teorias de enfermagem com os sistemas de classificação, como:

  • a ancoragem em modelo teórico de um subconjunto terminológico de diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem para uso da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE);2,3
  • a revisão de critérios de níveis de evidências para submissão dos diagnósticos de enfermagem tem apontado para nova diretiva que guiará o Comitê de Desenvolvimento de Diagnósticos (DDC) da NANDA International, Inc. (NANDA-I), com incorporação de dois níveis de entrada, a geração de conceitos e a fundamentação teórica;4–6
  • a produção de teorias de enfermagem ligadas a diagnósticos.4–6

É plausível supor que o avanço dessa aproximação despertará crescente debate sobre as articulações entre teorias de enfermagem e os elementos de sistemas de classificação, o que torna este capítulo interessante para reflexões sobre o tema.

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