Entrar

TERAPIA DO ESQUEMA PARA CRIANÇAS

Autor: Renata Ferrarez Fernandes Lopes
epub_All_Artigo2
  • Introdução

A Terapia do Esquema (TETerapia do Esquema) para crianças e adolescentes é um campo de pesquisa muito recente e apresenta diversas particularidades e especificidades em relação à TETerapia do Esquema realizada com adultos.

Sabe-se que a TETerapia do Esquema infantil tem em comum os mesmos princípios básicos da TETerapia do Esquema de adultos, seguindo o modelo geral da terapia cognitiva desenvolvida por Jeffrey Young.

O objetivo primordial da TETerapia do Esquema é a modificação de esquemas iniciais desadaptativos (EIDesquema inicial desadaptativos) do cliente, procurando promover mudanças duradouras em suas cognições, suas emoções e seus comportamentos à medida que se provê a repaternalização limitada.1-3

Neste artigo, é apresentada a TETerapia do Esquema para crianças, proposta pelo grupo alemão dirigido por Loose,4,5 que elaborou o programa psicoterapêutico mais completo adaptado ao público infantil.

Cabe destacar que esse protocolo é inteiramente novo para os terapeutas cognitivos brasileiros que, de forma geral, não dominam a língua alemã e, por isso, não têm acesso aos mais novos programas de intervenção clínica para crianças envolvendo a TETerapia do Esquema.

Em linhas gerais, será apresentado o protocolo completo para a TETerapia do Esquema de crianças em atendimento individual (entrevistas de anamnese, técnicas de intervenção para crianças e para orientação de pais) e os estudos internacionais que o fundamentam.

O atendimento em grupo para crianças pode ser encontrado em Lopes.2 Certamente, a apresentação do protocolo completo de atendimento aos psicólogos cognitivos brasileiros oferecerá uma alternativa abrangente de intervenção envolvendo orientação de pais e psicoterapia infantil e abrirá um amplo campo de pesquisas nacionais para o futuro.

  • Objetivos

Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de

 

  • reconhecer os principais fundamentos da TETerapia do Esquema;
  • compreender a adaptação teórica para crianças e adolescentes, segundo a escola alemã;
  • aplicar as principais técnicas de entrevista e orientação de pais, segundo a escola alemã;
  • dominar as principais técnicas de intervenção para crianças de 0 a 16 anos, segundo a escola alemã.
  • Esquema conceitual
×
Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login