- Introdução
Apesar dos inegáveis avanços da assistência obstétrica na história da medicina mundial, a hemorragia pós-parto (HPPhemorragia pós-parto) ainda é a principal causa de morte materna no mundo.
A definição mais aceita para HPPhemorragia pós-parto é a perda acima de 500mL de sangue pelo trato genital após o parto; a perda superior a 1.000mL é considerada HPPhemorragia pós-parto massiva.
Com o intuito de diminuir os números das razões de mortalidade materna, faz-se necessário aprender a diagnosticar precocemente os casos potencialmente fatais de HPPhemorragia pós-parto. Além disso, é preciso estabelecer um tratamento rápido e eficaz, que busque tanto dirimir a causa da hemorragia quanto recuperar fluidos corporais desequilibrados decorrentes do processo patológico.
O objetivo deste artigo é guiar os especialistas na ressuscitação volêmica e hemostática da paciente com HPPhemorragia pós-parto de forma rápida, segura e eficaz, conforme orientações dos principais protocolos mundiais.
- Objetivos
Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de
- selecionar, entre os métodos disponíveis, a melhor sequência para administração de fluidos com o intuito de recuperação hemodinâmica da paciente com HPPhemorragia pós-parto;
- prescrever a reposição volêmica e de hemocomponentes na terapêutica da HPPhemorragia pós-parto;
- avaliar a necessidade de administração de transfusão de sangue e outros hemocomponentes no manejo da paciente com HPPhemorragia pós-parto.
- Esquema conceitual