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TREINAMENTO LOCOMOTOR NA SÍNDROME DE DOWN

Autores: Bruna Finato Baggio, Rodolfo Alex Teles
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Introdução

O desenvolvimento motor ocorre de forma progressiva em uma direção cefalocaudal. Um bebê primeiramente desenvolve o controle voluntário da cabeça e, depois, o controle das habilidades motoras na cintura escapular, no tronco, na pélvis e nos membros inferiores.1

As crianças com síndrome de Down (SDsíndrome de Down), embora apresentem fenótipo variável, com repercussões em diferentes sistemas, exibem alterações musculoesqueléticas, sendo as mais corriqueiras e de maior destaque:2

 

  • hipotonia;
  • irregularidade da densidade óssea;
  • hipoplasia cartilaginosa;
  • baixa estatura;
  • frouxidão ligamentar.

Dentre as alterações referentes ao sistema nervoso central, observam-se:3

 

  • alterações celulares na região do hipocampo;
  • redução das sinapses no córtex temporal;
  • menor volume total do cerebelo.

Em bebês saudáveis, é possível verificar algumas habilidades importantes para locomoção, tais como:4

 

  • rolar (4-6 meses);
  • sentar sem apoio (7-8 meses);
  • engatinhar (10 meses);
  • permanecer em pé com apoio (11 meses);
  • realizar marcha independente (12-14 meses).

Quando comparados com crianças saudáveis, os bebês com SDsíndrome de Down apresentam atraso no desenvolvimento motor, devido principalmente à hipotonia, e nos marcos motores, como:5,6

 

  • rolar (6-8 meses);
  • sentar sem apoio (10 meses);
  • engatinhar (18 meses);
  • permanecer em pé com apoio (12 meses);
  • realizar marcha independente (24 meses).

Bebês com SDsíndrome de Down tendem a adquirir a marcha independente com aproximadamente 10 meses de atraso quando comparados a bebês saudáveis (com desenvolvimento motor típico).5,6 Por esse motivo, é de suma importância iniciar um treinamento para antecipar a marcha dessas crianças.

Com base nas publicações científicas, o treinamento locomotor visa a proporcionar experiência motora, aumentando a probabilidade de antecipar a marcha de crianças com SDsíndrome de Down.

Objetivos

Ao final da leitura deste artigo, espera-se que o leitor seja capaz de:

 

  • conhecer de que forma se iniciou o treino de passos em bebês com SDsíndrome de Down;
  • ampliar o conhecimento para aplicabilidade do treino em esteira para bebês;
  • indicar e realizar o treinamento locomotor para indivíduos com SDsíndrome de Down em idade pré-escolar, escolar e adulta;
  • reconhecer a importância da participação da família no treinamento locomotor.

Esquema conceitual

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