■ Introdução
O desenvolvimento motor ocorre de forma progressiva em uma direção cefalocaudal. Um bebê primeiramente desenvolve o controle voluntário da cabeça e, depois, o controle das habilidades motoras na cintura escapular, no tronco, na pélvis e nos membros inferiores.1
As crianças com síndrome de Down (SDsíndrome de Down), embora apresentem fenótipo variável, com repercussões em diferentes sistemas, exibem alterações musculoesqueléticas, sendo as mais corriqueiras e de maior destaque:2
- ■ hipotonia;
- ■ irregularidade da densidade óssea;
- ■ hipoplasia cartilaginosa;
- ■ baixa estatura;
- ■ frouxidão ligamentar.
Dentre as alterações referentes ao sistema nervoso central, observam-se:3
- ■ alterações celulares na região do hipocampo;
- ■ redução das sinapses no córtex temporal;
- ■ menor volume total do cerebelo.
Em bebês saudáveis, é possível verificar algumas habilidades importantes para locomoção, tais como:4
- ■ rolar (4-6 meses);
- ■ sentar sem apoio (7-8 meses);
- ■ engatinhar (10 meses);
- ■ permanecer em pé com apoio (11 meses);
- ■ realizar marcha independente (12-14 meses).
Quando comparados com crianças saudáveis, os bebês com SDsíndrome de Down apresentam atraso no desenvolvimento motor, devido principalmente à hipotonia, e nos marcos motores, como:5,6
- ■ rolar (6-8 meses);
- ■ sentar sem apoio (10 meses);
- ■ engatinhar (18 meses);
- ■ permanecer em pé com apoio (12 meses);
- ■ realizar marcha independente (24 meses).
Bebês com SDsíndrome de Down tendem a adquirir a marcha independente com aproximadamente 10 meses de atraso quando comparados a bebês saudáveis (com desenvolvimento motor típico).5,6 Por esse motivo, é de suma importância iniciar um treinamento para antecipar a marcha dessas crianças.
Com base nas publicações científicas, o treinamento locomotor visa a proporcionar experiência motora, aumentando a probabilidade de antecipar a marcha de crianças com SDsíndrome de Down.
■ Objetivos
Ao final da leitura deste artigo, espera-se que o leitor seja capaz de:
- ■ conhecer de que forma se iniciou o treino de passos em bebês com SDsíndrome de Down;
- ■ ampliar o conhecimento para aplicabilidade do treino em esteira para bebês;
- ■ indicar e realizar o treinamento locomotor para indivíduos com SDsíndrome de Down em idade pré-escolar, escolar e adulta;
- ■ reconhecer a importância da participação da família no treinamento locomotor.
■ Esquema conceitual