Introdução
A trombose venosa profunda (TVPtrombose venosa profunda) caracteriza-se pela formação de trombos em veias do sistema venoso profundo dos membros inferiores. Consiste em uma afecção vascular de suma importância por sua grande incidência e prevalência; portanto, deve ser conhecida e identificada por toda a classe médica, em especial, aqueles que dedicam sua atuação profissional ao ambiente de urgência e emergência.
As manifestações clínicas da TVPtrombose venosa profunda são variáveis de acordo a extensão do segmento venoso acometido. As TVPtrombose venosa profundas ilíaco-femorais, por exemplo, são mais sintomáticas do que as tromboses abaixo do joelho.
O tromboembolismo venoso (TEVtromboembolismo venoso) associa TVPtrombose venosa profunda e embolia pulmonar (EPembolia pulmonar), uma possível consequência do TEVtromboembolismo venoso, com elevado risco de morbidade e de mortalidade ao paciente.
Objetivos
Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de
- definir os mecanismos fisiopatológicos da TVPtrombose venosa profunda;
- reconhecer os principais sinais e sintomas presentes no quadro clínico dos pacientes diagnosticados com TVPtrombose venosa profunda;
- realizar o diagnóstico clínico e por exames de imagem da TVPtrombose venosa profunda;
- identificar as principais opções terapêuticas para a TVPtrombose venosa profunda.