Entrar

ÚLCERA DE CÓRNEA EM CÃES E GATOS

João Antonio Tadeu Pigatto

Alessandra Fernandez da Silva

Anita Marchionatti Pigatto

epub-PROMEVET-PA-C5V4_Artigo5
  • Introdução

A úlcera de córnea, ou ceratite ulcerativa, é uma das afecções oculares diagnosticada com mais frequência em cães e gatos.

A córnea é a parte mais anterior do globo ocular e, em função disso, está constantemente sujeita aos diferentes tipos de traumas. A úlcera está presente quando há ruptura no epitélio da córnea. Essa afecção é uma das causas mais importantes de perda da visão. Em geral, as úlceras de córnea são induzidas por trauma mecânico, mas podem resultar de inúmeras outras causas.

As úlceras de córnea podem ser consideradas emergências oftálmicas, pois, em casos de progressão, resultarão em perfuração ocular, com danos muitas vezes irreversíveis ao globo ocular e alto risco de perda de visão. Além disso, muitas vezes, podem levar à remoção do globo ocular. Somente o diagnóstico precoce, aliado à terapia adequada, poderá evitar essa situação.

Antes do início do tratamento, é importante a determinação da causa primária e sua remoção. Dessa forma, é importante não só o reconhecimento dos sinais clínicos e da abordagem diagnóstica, mas o conhecimento das diferentes opções terapêuticas medicamentosas e cirúrgicas que poderão ser utilizadas.

Neste capítulo, será feita uma abordagem das principais causas de úlceras de córnea. Além disso, serão listados os sinais clínicos, o diagnóstico e o tratamento dessa afecção em cães e gatos. Associado a isso, serão incluídas imagens de diferentes tipos de úlceras de córnea diagnosticadas nesses animais, o que permitirá que a sua identificação pelo médico veterinário seja facilitada.

  • Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

 

  • reconhecer as principais causas de úlcera de córnea em cães e gatos;
  • identificar os sinais clínicos e estabelecer o diagnóstico de úlcera de córnea em cães e gatos;
  • reconhecer as possibilidades terapêuticas mais adequadas que poderão ser empregadas no tratamento de úlcera de córnea em cães e gatos;
  • orientar com mais segurança os aspectos relacionados tanto à prevenção quanto ao prognóstico das úlceras de córnea em cães e gatos.
  • Esquema conceitual
Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login