Entrar

ULTRASSONOGRAFIA NA AVALIAÇÃO DE PUBERDADE PRECOCE EM MENINAS

Autores: Telma Sakuno , Luís Fernando Fernandes Ferrari, Carolina Mywa Tomita, Letícia Mary Tomita
epub-BR-PRORAD-C8V4_Artigo1
  • Introdução

A puberdade é um período do desenvolvimento físico, mental e social normal da criança, marcado por uma sequência de eventos fisiológicos que levam à formação dos caracteres sexuais secundários e no qual a capacidade reprodutora é alcançada.

O início da puberdade é caracterizado pelo aparecimento do broto mamário palpável (estágio M2 de Tanner, caracterizado pelo broto da mama, com elevação da mama e da papila como um pequeno monte e aumento do diâmetro da aréola) em resposta à secreção pulsátil do hormônio liberador de gonadotrofina (GnRHhormônio liberador de gonadotrofina), estimulando a liberação de hormônio folículo estimulante (FSHhormônio folículo estimulante) e de hormônio luteinizante (LHhormônio luteinizante) pela hipófise. O FSHhormônio folículo estimulante e LHhormônio luteinizante atuam nas gônadas estimulando os folículos e a produção de estrogênio, respectivamente.1

O eixo hipotálamo-hipófise-gonadal é um sistema complexo regulado por neurotransmissores que sofrem influências externas e internas, como fatores socioeconômicos, étnicos, nutricionais e genéticos, sendo o período da puberdade bem variável.

A puberdade precoce (PPpuberdade precoce) em meninas é definida quando o aparecimento dos caracteres sexuais secundários, como o desenvolvimento das mamas (telarca) e/ou o aparecimento de pelos pubianos e axilares (pubarca), ocorre antes de 8 anos de idade e/ou quando a menstruação (menarca) se inicia antes dos 9 anos.

Várias são as causas de PPpuberdade precoce envolvendo o sistema endócrino, incluindo o hipotálamo, a hipófise, a glândula adrenal e os ovários, sendo a PPpuberdade precoce classificada em puberdade precoce central (PPCpuberdade precoce central) e puberdade precoce periférica (PPPpuberdade precoce periférica ).

A PPCpuberdade precoce central, também chamada de PPpuberdade precoce verdadeira ou GnRHhormônio liberador de gonadotrofina-dependente, é decorrente de uma ativação precoce do eixo hipotálamo-hipófise-gonadal. Portanto, na PPCpuberdade precoce central, os caracteres sexuais secundários sempre são concordantes com o sexo do paciente (isossexual). As concentrações hormonais e o teste de estimulação hormonal são consistentes com gonadarca (+), e a secreção espontânea de LHhormônio luteinizante é pulsátil, principalmente à noite.

A PPPpuberdade precoce periférica , ou pseudopuberdade precoce ou GnRHhormônio liberador de gonadotrofina-independente, tem origem em patologias das gônadas, das adrenais ou da fonte exógena. Portanto, a origem da puberdade não está no eixo hipotálamo-hipofisário (pulso GnRHhormônio liberador de gonadotrofina), e, sim, é periférica, que funciona como um feedback negativo, suprimindo a atividade hormonal central. Assim, a pulsatilidade da gonadotrofina está ausente e a resposta ao teste de estimulação GnRHhormônio liberador de gonadotrofina é baixa (-).

Na PPPpuberdade precoce periférica , os caracteres sexuais podem ser concordantes (isossexuais) ou não (heterossexuais), a progressão dos caracteres sexuais pode ser desordenada e a menarca pode ser a primeira manifestação.

Nas duas formas de PPpuberdade precoce, a PPCpuberdade precoce central e a PPPpuberdade precoce periférica , a velocidade de crescimento e a idade óssea estão aceleradas por causa dos esteroides sexuais, levando à fusão precoce das epífises ósseas, com consequente compromisso da estatura final da criança.

É importante distinguir a PPCpuberdade precoce central da PPPpuberdade precoce periférica porque o diagnóstico diferencial, a investigação por imagem e, principalmente, os tratamentos são diferentes. Enquanto o tratamento para a PPCpuberdade precoce central é, basicamente, com análogos agonistas do GnRHhormônio liberador de gonadotrofina, o tratamento da PPPpuberdade precoce periférica é variado, dependendo da doença de base.

O diagnóstico da PPpuberdade precoce baseia-se no reconhecimento do desenvolvimento puberal progressivo, nas concentrações de LHhormônio luteinizante basal e/ou após o estímulo com GnRHhormônio liberador de gonadotrofina, no avanço na idade óssea e na maturação dos órgãos genitais internos.

  • Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

 

  • descrever a técnica de exame ultrassonográfico para avaliar os órgãos genitais internos e as glândulas adrenais;
  • identificar os aspectos ultrassonográficos e dopplerfluxométricos normais dos órgãos genitais internos nos diferentes estágios do desenvolvimento;
  • definir os aspectos ultrassonográficos normais das glândulas adrenais;
  • reconhecer os sinais ultrassonográficos de estimulação estrogênica dos órgãos genitais internos;
  • listar as principais causas de PPPpuberdade precoce periférica na menina.

 

  • Esquema conceitual

 

×
Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login