Objetivos
Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de
- realizar a aquisição de imagens do ultrassom point of care (POCUS) cardiovascular;
- interpretar as imagens POCUS cardiovascular;
- demonstrar os conhecimentos básicos para realização do POCUS cardiovascular;
- utilizar na prática clínica na emergência o POCUS cardiovascular.
Esquema conceitual
Introdução
Na emergência, a constante tomada de medidas é muito importante, e a incorporação do POCUS ao exame físico, juntamente com a inspeção, palpação, percussão e ausculta, permite, dentro do raciocínio clínico, elaborar diagnósticos mais rápidos e fidedignos e, em consequência, condutas adequadas.
O radiologista ou ecocardiografista, em resposta ao pedido do médico assistente, executa um exame mais abrangente, elaborado, quantitativo e demorado, seja à beira do leito, seja em local próprio. Ao final, é entregue um laudo completo com imagens, fotos, medidas e detalhes técnicos.
O POCUS é o exame de ultrassom realizado pelo médico que está cuidando o paciente, no local onde este se encontra. Já o POCUS cardíaco simplifica o exame ecocardiográfico para obter um diagnóstico adequado e rápido.
O focused cardiac ultrasound (FOCUS), por sua vez, é um exame a ser executado em tempo curto, para prestar assistência imediata. Ele deve ser simples de ser praticado e interpretado e acessível a qualquer médico interessado. Para isso, é preciso responder a perguntas elaboradas previamente no raciocínio diagnóstico, em busca de uma conclusão. A resposta é binária, isto é: sim ou não. Por exemplo:
Tem derrame/tamponamento pericárdico? Sim ou não. A função sistólica do ventrículo esquerdo (VE) está normal? Sim ou não. O ventrículo direito (VD) é igual ou maior do que o VE? Sim ou não.
Caso a imagem precise ser melhor elucidada, é solicitado um ecocardiograma ao especialista, porém um quadro emergencial já pode ser administrado com o FOCUS.