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USO DE SIMULADORES DE VENTILAÇÃO MECÂNICA COMO ADJUVANTE DO APRENDIZADO DO FISIOTERAPEUTA

Autor: Tatiana de Assis Girardi
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Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

  • descrever brevemente a história da simulação na saúde;
  • classificar as simulações e as modalidades de simulação na saúde;
  • avaliar o papel da simulação no processo de ensino-aprendizagem em ventilação mecânica (VM);
  • comparar as diferentes modalidades de simulação no processo de ensino-aprendizagem em VM;
  • discutir as limitações e os desafios do uso da simulação nesse cenário.

Esquema conceitual

Introdução

O ensino da VM apresenta uma lacuna significativa, com estudantes e profissionais de saúde relatando insuficiência de treinamento e insegurança no manejo do ventilador mecânico. A simulação nas últimas duas décadas emergiu como uma solução eficaz para esse problema, oferecendo um ambiente seguro para o desenvolvimento de habilidades clínicas essenciais antes da sua aplicação em pacientes reais.

Diferentes modalidades de simulação, como simuladores de pacientes de alta fidelidade combinados com aulas expositivas, têm demonstrado a sua eficácia no treinamento de saúde. Além disso, a simulação virtual, a realidade virtual (RV) e a realidade aumentada (RA) mostram-se promissoras no ensino de VM.

No geral, a integração de diversas modalidades de simulação no ensino de VM tem se mostrado benéfica, melhorando significativamente as competências de estudantes e profissionais de saúde. Por isso, neste capítulo, são descritas as modalidades de simulação e discutidas aquelas mais comumente usadas no processo de ensino-aprendizagem em VM.

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