Objetivos
Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de
- descrever brevemente a história da simulação na saúde;
- classificar as simulações e as modalidades de simulação na saúde;
- avaliar o papel da simulação no processo de ensino-aprendizagem em ventilação mecânica (VM);
- comparar as diferentes modalidades de simulação no processo de ensino-aprendizagem em VM;
- discutir as limitações e os desafios do uso da simulação nesse cenário.
Esquema conceitual
Introdução
O ensino da VM apresenta uma lacuna significativa, com estudantes e profissionais de saúde relatando insuficiência de treinamento e insegurança no manejo do ventilador mecânico. A simulação nas últimas duas décadas emergiu como uma solução eficaz para esse problema, oferecendo um ambiente seguro para o desenvolvimento de habilidades clínicas essenciais antes da sua aplicação em pacientes reais.
Diferentes modalidades de simulação, como simuladores de pacientes de alta fidelidade combinados com aulas expositivas, têm demonstrado a sua eficácia no treinamento de saúde. Além disso, a simulação virtual, a realidade virtual (RV) e a realidade aumentada (RA) mostram-se promissoras no ensino de VM.
No geral, a integração de diversas modalidades de simulação no ensino de VM tem se mostrado benéfica, melhorando significativamente as competências de estudantes e profissionais de saúde. Por isso, neste capítulo, são descritas as modalidades de simulação e discutidas aquelas mais comumente usadas no processo de ensino-aprendizagem em VM.