Entrar

A ARTE DE CUIDAR: UM OLHAR TRANSDISCIPLINAR

Maria da Graça Oliveira Crossetti

Marta Georgina Oliveira de Goes

epub-BR-PROFARMA-C5V1_Artigo

Objetivos

Ao final deste capítulo, o leitor será capaz de

 

  • reconhecer a arte de cuidar como uma condição humana;
  • analisar as bases filosóficas do cuidado;
  • descrever as dimensões do cuidado em saúde;
  • identificar as tecnologias de cuidado em saúde;
  • caracterizar o cuidado na perspectiva transdisciplinar.

Esquema conceitual

Introdução

A arte de cuidar encontra-se em um cenário globalizado e complexo de constantes e crescentes transformações na atenção à saúde da população, determinantes que têm imposto aos profissionais de saúde uma diversidade de papéis exercidos em diferentes contextos. É uma condição existencial, ou seja, faz parte do ser humano, que se caracteriza por manifestações estéticas e éticas dos profissionais de saúde.

Enquanto manifestações estéticas, a arte de cuidar traz em si valores como beleza, equilíbrio e harmonia, expressos por suas emoções, seus sentimentos, suas histórias e suas culturas. Enquanto manifestações éticas, revela-se nas condutas estruturadas em valores morais em respeito aos direitos e deveres dos sujeitos envolvidos no processo de cuidar, como profissionais de saúde, pacientes e família, ao fazer e receber cuidado.

A arte de cuidar permeia diferentes disciplinas do conhecimento em saúde. Dependendo da perspectiva e do objeto em estudo, sua interpretação assumirá olhares distintos, porém singulares, pois tem como sujeito do cuidado o ser humano. Nesse contexto, revela-se o agir transdisciplinar, em que o ser, o saber e o fazer cuidado pressupõem conhecimentos empíricos, éticos e estéticos, compartilhados por diferentes profissionais no ato de cuidar.

Este capítulo foi escrito com o objetivo de abordar a arte de cuidar em uma perspectiva transdisciplinar, de modo a contribuir para o desenvolvimento do cuidado em saúde. Apresenta um olhar existencialista dos construtos do cuidado, das dimensões do cuidado, das tecnologias de cuidado e o cuidado na perspectiva transdisciplinar.

Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login