- Introdução
Este artigo destina-se a médicos da atenção primária, especialistas em Medicina Interna e Gastroenterologia, bem como a todos aqueles profissionais da saúde que prestam cuidados a pacientes com doença inflamatória intestinal (DIIdoença inflamatória intestinal).
A partir da apresentação de um caso clínico real, o médico revisará conceitos sobre a doença de Crohn (DCdoença de Crohn) e sobre as condutas que deverão resultar no sucesso do tratamento e acompanhamento do paciente. Objetiva-se, assim, atualizar os médicos no manejo da DIIdoença inflamatória intestinal e auxiliá-los a resolver dilemas e dúvidas diagnósticas e terapêuticas.
- Objetivos
Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de:
- suspeitar do diagnóstico de DIIdoença inflamatória intestinal e dos possíveis diagnósticos diferenciais que mimetizam a DCdoença de Crohn e a retocolite ulcerativa (RCUretocolite ulcerativa);
- descrever as estratégias atuais de tratamento, incluindo uso de aminossalicilatos, imunossupressores e indicação de medicamentos biológicos;
- conhecer os passos para avaliação e preparo dos pacientes para uso de imunossupressores e medicamentos biológicos e seus principais riscos relacionados.
- Esquema conceitual