Entrar

ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA NA CERVICALGIA

Gustavo Pacheco de Souza Cruz

Igor Macêdo Tavares Correira

epub-BR-PROFISIO-TRAU-C4V1_Artigo1

Introdução

Os autores deste capítulo se propuseram a agrupar um material que alcançasse todas as classes da profissão a realizarem uma avaliação de desordens comumente encontradas na coluna cervical através do raciocínio clínico dentro da terapia manual ortopédica, baseando-se em evidências científicas.

A leitura deste capítulo foi organizada de maneira que profissionais que já atuam com esse perfil de paciente possam se atualizar ou conhecer abordagens diferenciadas. E também para profissionais que atuam em outras áreas da fisioterapia, mas sentem necessidade de agregar esse tipo de conhecimento para aprimorar a sua prática clínica.

Serão discutidos tópicos como o reconhecimento de perfis diferentes de pacientes com cervicalgia e como abordar terapeuticamente cada grupo; a importância da introdução do modelo biopsicossocial no contexto da avaliação de cada paciente e a relevância de saber realizar uma avaliação neurológica em pacientes ortopédicos com sintomas para membros superiores, tópicos que ainda são pouco discutidos na grade curricular dos cursos de fisioterapia no Brasil.

Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

 

  • realizar uma avaliação clara do paciente com queixa de cervicalgia;
  • identificar possíveis bandeiras vermelhas e/ou amarelas;
  • aplicar testes ortopédicos e escalas específicas;
  • traçar diagnóstico cinético-funcional do paciente;
  • desenvolver o raciocínio clínico para a melhor tomada de decisão na intervenção a ser aplicada no paciente com cervicalgia aguda e/ou crônica.

Esquema conceitual

 

Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login