Introdução
Com a frase do célebre Abram Lincoln: “Se eu tivesse apenas uma hora para cortar uma árvore, eu usaria os primeiros 45 minutos afiando meu machado”, começa-se essa pequena jornada para entender o empreendedorismo e o marketing pessoal. A frase pode ter algumas interpretações, mas, se focado no tema do capítulo, ela será interpretada como a necessidade do planejamento e da preparação para o ingresso nessa grande jornada do empreendedorismo.
É preciso pontuar que os fisioterapeutas são graduados em bacharelado em fisioterapia, ou seja, o objeto de seu saber sempre é pautado na prática do fazer da fisioterapia. Aprenderam a atuar de forma holística sobre o ser humano nos mais diversos graus de complexidade da saúde, porém os planos pedagógicos de cursos pouco se aprofundam no estudo, na sistematização e nas práticas usadas para empreender ou gerir empresas e carreiras.
O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, atualmente não é suficiente ter habilidades técnicas, conhecimento científico e experiência clínica para se destacar no âmbito profissional. Torna-se necessário estudar ferramentas que ajudem na promoção da imagem. Diante desse cenário, o marketing pessoal tem ganhado destaque, por se tratar de uma estratégia e um conjunto de atitudes usadas por profissionais no intuito de fortalecer a sua marca pessoal e alcançar maior credibilidade para os seus serviços no mercado.
Independentemente do campo de atuação, seja na função de empregado ou empreendedor, o profissional deve construir comportamentos e qualidades para ganhar destaque na sua carreira. Existem aspectos que agregam valor e visibilidade à identidade profissional, tais como: perfil de liderança, proatividade, visão, boa comunicação, dentre outros. Ser empreendedor e desenvolver um marketing pessoal envolve trabalhar de maneira consciente sua própria imagem, a fim de proporcionar maiores possibilidades de receptividade de suas ideias e serviços por parte de parceiros e clientes.
Neste capítulo, serão abordados de forma objetiva temas importantes para a construção de um negócio e uma carreira de sucesso, assim como se fomentará o pensamento gestor. A identificação de uma oportunidade e a transformação em um negócio lucrativo requerem um espírito pesquisador e criativo, pois têm-se que buscar constantemente novos caminhos e soluções para promover o melhor serviço/produto. Entender as necessidades das pessoas e criar uma solução para elas, eis o princípio de um negócio.
Objetivos
Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de
- reconhecer os conceitos básicos de empreendedorismo;
- planejar ações que melhorem seus indicadores;
- identificar a importância do marketing digital no mercado de trabalho;
- utilizar as ferramentas de planejamento estratégico.
Esquema conceitual