Entrar

ACIDENTES DE TRÂNSITO E SUA RELAÇÃO COM A FISIOTERAPIA TRAUMATO-ORTOPÉDICA

Autores: Aline Miranda Ferreira, Larissa Martins Garcia
epub-PROFISIO-TRAU-C5V4_Artigo

Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, espera-se que o leitor seja capaz de

  • reconhecer as implicações dos acidentes de trânsito para a saúde mundial e brasileira;
  • descrever os principais traumas ortopédicos ocasionados por acidentes de trânsito;
  • identificar as implicações dos acidentes de trânsito para o fisioterapeuta traumato-ortopédico em diferentes níveis de atuação;
  • identificar as particularidades e a importância do tratamento fisioterapêutico em pacientes que sofrem traumas ortopédicos por acidentes de trânsito.

Esquema conceitual

Introdução

Acidentes de trânsito estão entre as 10 principais causas de morte do mundo. Quando não ocasionam mortes, resultam em limitações e até mesmo incapacidades permanentes. O estudo Carga Global de Doença de 2019 apontou que os acidentes de trânsito são a principal causa de anos perdidos de vida ajustados por incapacidade em sujeitos nas faixas etárias de 10 a 24 anos e 25 a 49 anos.1

Os traumas ocasionados por acidente de trânsito, geralmente, são de alta energia, o que pode levar a fraturas graves e lesões extensas de partes moles, muitas vezes, em mais de um segmento. O fisioterapeuta tem papel fundamental como profissional que atuará no atendimento desses pacientes, com o intuito principal de minimizar as sequelas e incapacidades.

Consciente da importância do envolvimento da fisioterapia nas diferentes esferas que envolvem o tema “acidentes de trânsito”, a Associação Brasileira de Fisioterapia Traumato-Ortopédica (Abrafito), juntamente com seu Grupo Especial de Trauma Ortopédico, tem direcionado esforços para diferentes ações de trabalho com o objetivo de contribuir com o conhecimento técnico-científico de fisioterapeutas e nas discussões de aspectos sociais e de saúde pública que o assunto merece.

Portanto, este capítulo abordará o problema de saúde pública que são os acidentes de trânsitos e suas implicações para o indivíduo e a sociedade como um todo. Além disso, serão discutidas as particularidades e a importância do tratamento fisioterapêutico a esses pacientes no contexto dos diferentes níveis de atuação.

×
Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login