Entrar

ADMISSÃO DO PACIENTE GRAVE

Autores: Adriana Alves dos Santos, Amanda Pinto Rodrigues de Almeida, Sofia Louise Santin Barilli, Carolina Corrêa Pinto Farias
epub-BR-PROENF-INT-C2V1_Artigo1
  • Introdução

As unidades de terapia intensiva (UTIunidade de terapia intensivas) são locais de assistência a pacientes graves e em situação de instabilidade clínica. A admissão desse público exige recursos humanos e materiais adequados a fim de garantir a segurança do paciente e da equipe. A qualificação dos profissionais é um diferencial no cuidado realizado.

A equipe de enfermagem realiza o preparo e a organização do leito. O enfermeiro, por sua vez, assume papel fundamental na admissão do paciente, que precede o momento da internação. A ação desse profissional perpassa todas as etapas do processo de enfermagem (PEprocesso de enfermagem), com vistas a garantir a adequação de todos os elementos necessários para a assistência ao paciente, em especial, materiais, equipamentos e recursos humanos.

Na admissão, durante a avaliação, os objetivos são verificar o estado de saúde e estabelecer o diagnóstico da necessidade de cuidado do paciente e da família. Por fim, o processo de cuidado tem início a partir da admissão do paciente, que deve ser o ponto de partida para o plano de cuidado individualizado e direcionado conforme a especificidade do indivíduo.

  • Objetivos

Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de

 

  • identificar os critérios para a admissão do paciente grave na UTIunidade de terapia intensiva;
  • distinguir os recursos materiais necessários à internação do paciente grave na UTIunidade de terapia intensiva a partir de informações da unidade de solicitação da vaga;
  • reconhecer o preparo do leito para a recepção do paciente grave na UTIunidade de terapia intensiva;
  • identificar o paciente grave no momento de sua chegada na instituição hospitalar.
  • Esquema conceitual
×
Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login