Entrar

VISITA ESTENDIDA E POLÍTICAS DE VISITAÇÃO NAS UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA

Autores: Daivana Letícia Kunz, Dulcineia Ghizoni Schneider , Mara Ambrosina de Oliveira Vargas
epub-BR-PROENF-INT-C2V1_Artigo4
  • Introdução

A visita na unidade de terapia intensiva (UTIunidade de terapia intensiva) ainda é motivo de dúvidas para os familiares, o que gera sentimento de separação. A visita estendida surgiu para romper esse paradigma, proporcionando aos familiares a permanência junto ao paciente no momento da internação, propiciando a interação entre a família e a enfermagem, o que qualifica e diferencia o atendimento.

O objetivo deste artigo é oportunizar o conhecimento a respeito dos processos de visitação na UTIunidade de terapia intensiva e dos benefícios da política de visitação aberta para a redução de estressores tanto em pacientes quanto em familiares, ao considerar que a internação nessa unidade gera angústias e distanciamento entre eles. Desse modo, evidenciam-se a humanização da assistência na UTIunidade de terapia intensiva e as vantagens da presença dos familiares aos pacientes em um processo de visitação mais amplo ou até mesmo liberal.

O artigo também apresenta uma avaliação das políticas de visitação e do processo de trabalho, e das perspectivas da equipe de saúde, abrangendo o que os estudos recentes demonstram sobre a temática. Descreve, ainda, por meio da experiência de uma das autoras, o processo de implantação da política de visitação aberta em uma UTIunidade de terapia intensiva no Brasil.

  • Objetivos

Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de

 

  • contextualizar os processos envolvidos nas UTIunidade de terapia intensivas em relação aos familiares e seus estressores;
  • reconhecer como ocorrem os processos de visitação nas UTIunidade de terapia intensivas;
  • identificar os benefícios das políticas de visitação aberta;
  • ratificar a importância das políticas de visitação aberta na humanização da assistência nas UTIunidade de terapia intensivas;
  • apontar alguns subsídios necessários para a implantação das políticas de visitação aberta nas UTIunidade de terapia intensivas.
  • Esquema conceitual
×
Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login