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ANÁLISE DO CONCEITO ATRASO NO CRESCIMENTO EM ADOLESCENTES

Autores: Isadora Costa Andriola, Renata Marinho Fernandes, Karolayne Cabral Matias, Milena Freire Delgado, Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira, Maria Isabel da Conceição Dias Fernandes
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Introdução

A adolescência, faixa etária entre 10 e 19 anos, marca a transição da infância à vida adulta.1 Esse período caracteriza-se por dois importantes conceitos, a saber: crescimento e desenvolvimento.2 O crescimento é aliado aos processos biológicos ligados ao aumento do corpo, já o desenvolvimento caracteriza as habilidades intelectuais e de relacionamento do indivíduo.3

Nessa perspectiva, entende-se que o crescimento e o desenvolvimento são fenômenos distintos, porém mutualmente relacionados. No entanto, ainda que relacionados, é importante que seja feita uma análise desses fenômenos separados para que o profissional possa estimar, de forma mais plausível e resolutiva, ações e estratégias de intervenções.3 Frente ao supracitado, esses termos devem ser apresentados separadamente na literatura científica. Entretanto, a maioria dos estudos não apresenta a devida distinção entre tais fenômenos.4

No âmbito do crescimento, na adolescência o indivíduo enfrenta o segundo maior período de crescimento, inferior apenas aos primeiros 12 meses de vida. O crescimento está diretamente relacionado ao ambiente no qual o adolescente está inserido.4 O adolescente está sujeito a alterações biológicas que modificam estruturalmente seu corpo. Essas transformações podem interferir de forma negativa na transição para a vida adulta.4

No tocante ao desenvolvimento do adolescente, suas transformações envolvem mudanças biológicas, cognitivas e psicossociais. Em função do desenvolvimento dessas habilidades mencionadas, o adolescente consegue construir uma identidade própria e se inserir na vida adulta.5

O acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento de adolescentes deve ser realizado pelo enfermeiro no âmbito da atenção primária à saúde. Contudo, ainda são escassas as pesquisas realizadas nesse contexto. Esses conceitos não apresentam consenso e especificidade para o adolescente, sendo, em muitos casos, considerados sinônimos, o que dificulta sua análise pelo profissional de saúde.4,6

Os enfermeiros devem estar aptos para monitorar o crescimento do adolescente, bem como realizar intervenções eficazes quando identificarem padrões anormais.5 Para isso, as taxonomias de enfermagem auxiliam na investigação e na elaboração do plano de cuidados voltados às especificidades desse fenômeno.7

Entretanto, a taxonomia dos Diagnósticos de Enfermagem (DEdiagnóstico de enfermagem) da NANDA Internacional, Inc. (NANDA-INANDA Internacional, Inc.), em sua edição mais atual, não apresenta nenhum diagnóstico relativo ao crescimento.7 O único que existia na edição anterior envolvia os fenômenos crescimento e desenvolvimento juntos. Esse DEdiagnóstico de enfermagem foi retirado devido à falta de trabalho adicional para elevar seu nível de evidência, bem como em virtude da necessidade de mais investigações a fim de separar os focos do diagnóstico de crescimento e desenvolvimento em dois conceitos diagnósticos distintos.8

Diante do exposto, entende-se como relevante a análise do conceito “atraso no crescimento em adolescentes” para subsidiar a construção/revisão dos DEdiagnóstico de enfermagem. A análise de conceito é essencial para construir ou mesmo aprimorar um DEdiagnóstico de enfermagem. Essa etapa é exigida pela NANDA-INANDA Internacional, Inc. como condição para a revisão ou inclusão de um novo diagnóstico na sua taxonomia.7

A análise de conceito é útil para refinar conceitos ambíguos, esclarecer conceitos vagos, com vistas a um melhor entendimento sobre a mensuração e/ou interpretação de determinados termos. Em consequência, tal análise propicia uma linguagem padronizada para descrever a prática de enfermagem e facilita o trabalho taxonômico das literaturas de classificação em enfermagem.9

Nesse contexto, o presente capítulo tem como objetivo analisar o conceito “atraso no crescimento em adolescentes”. Espera-se, assim, que tal conceito proporcione aos enfermeiros um julgamento clínico mais acurado. Outrossim, almeja-se contribuir para o desenvolvimento futuro do DEdiagnóstico de enfermagem Atraso no crescimento no contexto do adolescente na taxonomia da NANDA-INANDA Internacional, Inc..

Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

 

  • identificar o processo metodológico de análise do conceito, segundo Walker e Avant;
  • analisar os atributos, os antecedentes e os consequentes do conceito “atraso no crescimento em adolescentes”;
  • distinguir as definições conceituais e os referenciais empíricos do conceito analisado.

Esquema conceitual

 

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