Objetivos
Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de
- reconhecer situações, sinais e sintomas que levem à suspeição do diagnóstico de anemia hemolítica;
- diferenciar os principais tipos de anemia hemolítica;
- interpretar os exames laboratoriais relacionados aos principais causadores de anemia;
- diagnosticar as causas mais comuns de anemia hemolítica;
- discutir o tratamento das principais causas de anemia hemolítica.
Esquema conceitual
Introdução
As anemias hemolíticas são definidas como níveis reduzidos de eritrócitos na circulação sanguínea devido à destruição acelerada, seja por fatores intrínsecos ou extrínsecos.1 Na circulação sanguínea, todos os grupos celulares estão sujeitos a estresse e insultos que podem levar a prejuízos, por vezes irreversíveis, da linhagem hematológica. Tais danos podem ser decorrentes de ações fisiológicas, como turbilhonamento do fluxo sanguíneo, danos endoteliais, como nos casos de lesões ateroscleróticas ou mudanças relacionadas à idade.
Além disso, com o envelhecimento, ocorre uma progressiva substituição da medula óssea por tecido adiposo, diminuindo, assim, a atividade hematopoiética e a capacidade de resposta. Estima-se, por exemplo, que a celularidade da medula óssea no osso ilíaco do idoso seja 30% menor que no adulto jovem.2
Diversos outros fatores relacionados ao envelhecimento podem contribuir com prejuízos hematológicos, como a menor atividade de fatores antioxidativos, a maior produção de radicais livres, a diminuição da atividade telomérica (o que diminui o potencial de células pluripotenciais da medula) e a menor resposta ao estímulo hematopoiético da eritropoietina (EPO).
A destruição de hemácias prejudica o transporte de oxigênio e nutrientes para capilares e órgãos. De maneira crônica, associadas a outras características comuns a idosos, como fragilidade e múltiplas comorbidades, é possível afirmar que as anemias hemolíticas podem levar a agravos importantes para a saúde. De forma aguda, dependendo de sua intensidade, as anemias hemolíticas podem ser fatais.