Entrar

ARTROSCOPIA DE PÉ E TORNOZELO

Tulio Eduardo Marçal Vieira

Janice de Souza Guimarães

epub-BR-PROATO-C18V1_Artigo.indd

Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

 

  • definir os conceitos básicos de artroscopia;
  • resumir a grande evolução da artroscopia nos últimos anos, destacando a ampliação de sua indicação para o acesso a praticamente todas as articulações do pé e do tornozelo;
  • reconhecer a importância da artroscopia, seu instrumental e planejamento cirúrgico;
  • identificar a importância do treinamento constante e do conhecimento anatômico como fatores indispensáveis para a adequada indicação e execução da artroscopia do tornozelo e do pé.

Esquema conceitual

Introdução

A artroscopia de pé e tornozelo ainda pode ser vista como um tabu para diversos cirurgiões ortopédicos. A literatura mostra, a cada dia, artigos que apresentam novas técnicas artroscópicas e novas formas de se utilizar este meio para tratar as patologias intra e extra-articulares que acometem o pé e tornozelo. Apesar disso, a técnica ainda traz desafios e barreiras.

A necessidade de se adquirir experiência para realizar as técnicas mais complexas é um fator limitante, como também a necessidade de se estar em centros que possam realizar treinamentos constantes. O conhecimento anatômico e biomecânico das articulações e demais estruturas do pé e tornozelo permite a ampliação das indicações da artroscopia, proporcionando, além disso, um melhor entendimento de várias patologias e suas nuances, antes desconhecidas.

Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login