- Introdução
O médico, em seu cotidiano, deve ter competência para lidar com diversas questões éticas e para se comunicar com pacientes, familiares, membros da equipe e com outras pessoas envolvidas no cuidado à saúde. Esse processo, muitas vezes, torna-se mais complexo na pediatria, contexto em que a interação é, pelo menos, triádica, ou seja, envolve crianças ou adolescentes e seus responsáveis.
Neste capítulo, abordam-se a ética e a comunicação na consulta pediátrica, bem como em documentos como o prontuário, a prescrição e o atestado médico, e nas mídias sociais.
- Objetivos
Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de
- descrever os aspectos éticos envolvidos na consulta em pediatria, em especial sobre a comunicação com pacientes, familiares e membros da equipe;
- enumerar os cuidados que se deve tomar com a comunicação em mídias sociais, orientada pela Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (CODAMEComissão de Divulgação de Assuntos Médicos) do Conselho Federal de Medicina (CFMConselho Federal de Medicina);
- reconhecer os aspectos éticos e legais sobre o prontuário, a prescrição e o atestado médico definidos pelo Código de Ética Médica (CEMCódigo de Ética Médica).
- Esquema conceitual