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ATIVIDADE FÍSICA NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA: IMPORTÂNCIA, MENSURAÇÕES E INDICAÇÕES

Rafaela Coelho Minsky

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  • Introdução

A relação da atividade física (AFatividade física) com a saúde já está bem estabelecida. Na infância e na adolescência, essa relação é ainda mais importante, uma vez que a prática da atividade física (PAFprática da atividade física) nesse período terá impacto na condição de saúde na vida adulta.

Um aspecto importante na infância e na adolescência é o nível de AFatividade física presente na rotina. A AFatividade física é uma área relevante de investigação pela sua relação inversa com as doenças degenerativas, ou seja, indivíduos ativos tendem a apresentar menor mortalidade e menor morbidade por essas doenças.1 Dessa forma, a PAFprática da atividade física é um componente importante para a saúde pública e deve ser cada vez mais estimulada entre a população infantil e juvenil, assim como para seus pais e responsáveis.

Nesse contexto, o objetivo deste artigo é compreender a AFatividade física na infância e na adolescência, entendendo seus fatores de influência e seu impacto na saúde, sua relação com a inatividade e com o sedentarismo, bem como as recomendações atuais de AFatividade física.

Para atingir esses objetivos, inicialmente, será feito um repasse conceitual sobre a AFatividade física e seus subconjuntos, para melhor entendimento. A seguir, será conduzida uma breve revisão dos fatores fisiológicos, sociais e psíquicos que influenciam a AFatividade física; a relação da idade com o comportamento ativo e sedentário, fundamentada nas características intrínsecas de cada faixa etária; será abordada a evolução das recomendações da AFatividade física, bem como a classificação do seu nível, e os estudos quanto aos protocolos de PAFprática da atividade física realizados na saúde e nas doenças crônicas.

  • Objetivos

Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de

 

  • reconhecer os fatores que influenciam na PAFprática da atividade física;
  • identificar a necessidade da PAFprática da atividade física para a saúde e como intervenção nas doenças respiratórias;
  • mensurar a PAFprática da atividade física;
  • recomendar e prescrever a PAFprática da atividade física na infância e na adolescência.
  • Esquema conceitual
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