- Introdução
A atenção à saúde dos povos indígenas é permeada por desafios que perpassam questões geográficas, epidemiológicas e culturais. Para pensar a atuação da enfermagem em contexto intercultural, é importante levar em conta o reconhecimento da pluralidade e da diversidade étnica dos povos indígenas. Isso implica incorporar, no âmbito das ações de saúde, a capacidade de compreender — e agir de acordo com — as especificidades culturais da população, viabilizar formas de melhoria do acesso equitativo aos serviços de saúde e da qualidade da atenção, gerar impactos sobre os indicadores de saúde, oferecer informações epidemiológicas específicas com relação à saúde das populações indígenas e propor estratégias de intervenção adequadas às realidades socioculturais.
Assim, é necessário que, no decorrer da formação dos profissionais da saúde, seja contemplado o desenvolvimento de competência cultural, considerando que, no Brasil, o cuidado destinado a essa população ainda sofre forte influência do modelo biomédico, que está centrado nas necessidades biológicas e que prioriza ações de saúde normatizadas em protocolos e manuais.
Nessa perspectiva, o ensino da saúde indígena deve centrar-se na busca por respostas para as demandas de saúde dessas populações, além de favorecer a formação crítica e reflexiva sobre os cuidados ofertados a essa população, com vistas a promover um cuidado de enfermagem que considere as particularidades inerentes às questões culturais e étnicas.
Diante do exposto, este capítulo se propõe a descrever a atuação do enfermeiro no âmbito do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSubsistema de Atenção à Saúde Indígena). Para atender esse objetivo, o texto está organizado em subtítulos que contemplam um breve histórico da saúde indígena, da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (PnaspiPolítica Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas), da atuação do enfermeiro em contexto intercultural e das dificuldades enfrentadas, além de apresentar uma reflexão sobre a formação em enfermagem com competências capazes de compreender a interculturalidade, com vistas a promover o diálogo entre a cultura de quem cuida e de quem é cuidado.
- Objetivos
Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de
- reconhecer os antecedentes históricos da saúde dos povos indígenas;
- discutir as políticas de saúde das populações indígenas;
- descrever a atuação da enfermagem na saúde indígena;
- analisar a atuação do enfermeiro no contexto da saúde indígena;
- propor ações para superar as dificuldades encontradas para a atuação do enfermeiro junto aos povos indígenas;
- refletir sobre a formação em enfermagem para a atuação em contexto intercultural.
- Esquema conceitual