- Introdução
O presente capítulo pretende apresentar aos leitores o conceito de gestão do cuidado na APS e em que medida a gestão do cuidado deve ser compreendida como parte do processo de trabalho do enfermeiro.
A noção de gestão do cuidado aqui apresentada parte da compreensão das singularidades dos perfis epidemiológicos e dos agravos existentes na realidade brasileira e traça propostas e diretrizes para o enfrentamento dessa realidade. Para tanto, defende-se a adoção de uma proposta de gestão que envolva novas concepções de modelos tecno-assistenciais em saúde e de práticas profissionais articuladas, que respondam de forma efetiva às necessidades em saúde da população.
Esses novos modelos devem ser capazes de superar a fragmentação do sistema de saúde e promover a melhoria da qualidade da assistência à saúde, o que implica discutir a importância do registro e da sistematização das ações de enfermagem, tendo como balizador os atributos da APS, que compreendem o acesso, a longitudinalidade e a coordenação do cuidado.
- Objetivos
Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de
- definir o modelo de gestão do cuidado;
- reconhecer o papel do enfermeiro na equipe multidisciplinar, considerando os atributos de acesso, longitudinalidade e coordenação da APS como elementos essenciais para a gestão do cuidado em saúde;
- apresentar os métodos e os instrumentos utilizados pelo enfermeiro na equipe multidisciplinar para sistematizar a gestão do cuidado na APS.
- Esquema conceitual