Entrar

Esse conteúdo é exclusivo para assinantes do programa.

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO EM SALA DE EMERGÊNCIA

Autores: Bárbara Ribeiro Martins, Marília Alves, Mayara Durães Bicalho Oliveira, Cynthia Carolina Duarte Andrade, Maria Cláudia Souza e Alves
epub-BR-PROENF-SA-C17V4_Artigo1

Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

  • identificar os principais conceitos e as legislações que normatizam os serviços de urgência e emergência;
  • descrever as principais características do setor de urgência e emergência, com enfoque na sala de emergência;
  • descrever as competências do enfermeiro e os cuidados de enfermagem na emergência e na sala de emergência;
  • entender a atuação do enfermeiro e a interface com a equipe multidisciplinar.

Esquema conceitual

Introdução

O presente capítulo discute e descreve o processo de trabalho e atuação do enfermeiro nos serviços de urgência e emergência, com enfoque nas salas de emergência. Aborda, de maneira crítica e contextualizada, o papel do enfermeiro como protagonista de uma política de saúde relevante, que visa assegurar serviços que atendam às necessidades de saúde da população frente à transição epidemiológica e demográfica no cenário nacional, além dos agravos por causas externas.

Nos serviços de urgência/emergência, onde a presença do enfermeiro é legalmente exigida, cabe a esse profissional conhecer, identificar e desenvolver competências e atribuições específicas que permeiam a prática profissional. Propõe-se, ainda, uma visão crítica das particularidades, do gerenciamento do cuidado e, sobretudo, do conhecimento clínico sobre os principais agravos e cuidados de enfermagem, visando à assistência ao paciente com condições agudas ou agudização de doenças crônicas.

×