Entrar

ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NO PÓS-OPERATÓRIO IMEDIATO DE CIRURGIA CARDÍACA

Daniel Lago Borges

Marina de Albuquerque Gonçalves Costa

Thiago Eduardo Pereira Baldez

Mayara Gabrielle Barbosa e Silva

epub_All_Artigo1
  • Introdução

A atuação da fisioterapia após cirurgia cardíaca é essencial para o pronto restabelecimento das funções motora e respiratória dos pacientes. Diversos fatores intraoperatórios possuem impacto direto na atenção fisioterapêutica e devem ser esclarecidos. O fisioterapeuta participa de todo o processo de reabilitação do pós-operatório, desde a admissão do paciente na unidade de terapia intensiva (UTIunidade de terapia intensiva) até sua alta hospitalar.

Além disso, o fisioterapeuta participa do manejo da ventilação mecânica (VMventilação mecânica), promovendo ajustes e condutas para minimizar o tempo até a extubação. Ainda nessa fase, ele realiza protocolos de mobilização precoce com o intuito de minimizar as alterações relacionadas ao imobilismo.

Com o paciente respirando espontaneamente, o fisioterapeuta objetiva manter boa função respiratória, corrigir eventuais complicações pulmonares, além de buscar a pronta recuperação funcional por meio de exercícios de mobilização, sedestação fora do leito e deambulação precoce.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo.1 Em 2013, mais de 100.00 brasileiros morreram em decorrência de doenças isquêmicas do coração.2 Em 2015, foram realizadas mais de 25 mil cirurgias de revascularização do miocárdio e/ou de troca valvar no Brasil.3

A cirurgia cardíaca pode acarretar complicações pós-operatórias em diversos órgãos e sistemas, sendo frequentes as alterações pulmonares, cardíacas, infecciosas e renais,4 que influenciam diretamente na funcionalidade do paciente. Dessa forma, a fisioterapia possui fundamental importância no processo de reabilitação cardíaca, desde a admissão do paciente na UTIunidade de terapia intensiva, no processo de condução e descontinuação da VMventilação mecânica,-5-7 até a realização de condutas que visam aos cuidados respiratórios e à mobilização precoce.8-11

  • Objetivos

Ao final da leitura deste artigo, o leitor deverá ser capaz de:

 

  • reconhecer o impacto da cirurgia cardíaca nas funções respiratórias e motoras;
  • identificar os principais aspectos relacionados à utilização da VMventilação mecânica após cirurgia cardíaca;
  • estabelecer condutas fisioterapêuticas em pacientes internados na UTIunidade de terapia intensiva após cirurgia cardíaca.
  • Esquema conceitual
Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login