- Introdução
O melhor resultado cirúrgico das afecções ginecológicas depende de ato anestésico adequado à paciente e ao procedimento proposto, com técnica cirúrgica apropriada em ambiente hospitalar que permita o melhor padrão de segurança ao paciente.
O médico deverá avaliar a paciente do ponto de vista clínico para identificar eventos que necessitam ser controlados no pré-operatório e aqueles que merecerão atenção no intra e no pós-operatório.
Deve-se manter atenção constante à paciente no período pós-operatório para que ela possa ter a melhor recuperação e a minimização de eventos adversos.
- Objetivos
Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de
- proceder a uma avaliação pré-operatória, incluindo a avaliação clínica e laboratorial da paciente;
- estabelecer estratificação de riscos específicos à paciente e à sua condição cirúrgica específica, bem como os processos para redução de riscos;
- avaliar a paciente do ponto de vista clínico para identificar eventos que necessitam ser controlados no pré-operatório e aqueles que merecerão atenção no intra e no pós-operatório;
- prescrever profilaxia antimicrobiana e de trombose e embolia pré-operatória adequada a cada paciente;
- especificar os cuidados necessários à paciente no período pós-operatório para ter a melhor recuperação e minimização de eventos adversos.
- Esquema conceitual